Opa beleza? Fiquei sabendo que o jQuery está "diminuindo" o uso dela, tenho uma duvida, não sei para oque serve? Sempre fiz no jsf e não usei nada de jQuery, o curso irá me ajudar alguma pra desenvolver web? Para que realmente serve essa biblioteca?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Opa beleza? Fiquei sabendo que o jQuery está "diminuindo" o uso dela, tenho uma duvida, não sei para oque serve? Sempre fiz no jsf e não usei nada de jQuery, o curso irá me ajudar alguma pra desenvolver web? Para que realmente serve essa biblioteca?
E aí, Alisson! Tudo certo, cara? =)
O jQuery é, como você mesmo apontou, uma biblioteca JS, com um monte de funções prontas que facilita um pouco o desenvolvimento com JS.
Manipulação de DOM, por exemplo, pode se tornar mais fácil com jQuery. Além disso, existem alguns plugins, como o jQuery-UI, que possuem componentes visuais para você incluir em suas páginas. Um calendário, por exemplo, pode ser chamado através da função datepicker(), toda vez que o usuário clicar em determinado <input>, sacou? =)
Essa ferramenta sempre esteve no topo dos frameworks JS utilizados, mas têm perdido bastante espaço para outros, focados na criação de Single Page Applications, como Angular e React... Então, dependendo do que você está pretendendo fazer em suas páginas, talvez nem valha muito a pena utilizá-lo, afinal, o próprio JSF possui componentes prontos (se não me engano, correto?)...
Espero ter ajudado, cara. Abraço e bons estudos,
Fábio
MUITO obrigado Fabio me ajudo muito sim. abraço