Olá Eduardo, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Você conseguirá fazer os cursos desabilitados de Java e JSF e é emitido certificado ao final. Porém, são cursos que atualmente não fazem parte da grade oficial da Alura, e isso porque são conteúdos que se depreciaram com o tempo, seja em relação à versão de bibliotecas ou ferramentas correlatas e uso no mercado.
Caso seja muito necessário fazê-lo, você conseguirá ter uma base da teoria por detrás do JSF, mas, vale ressaltar que poderá ter erros de código ao praticar e isso porque as versões podem não ser compatíveis com as ferramentas atuais. Então, caso opte por fazer, tenha bastante atenção ao praticar e entenda que erros podem acontecer neste processo.
Todavia, caso queira sugerir a implantação de novos cursos na Alura, recomendo que preencha o formulário abaixo:
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!