1
resposta

Curso incompleto?!

Assistir os dois cursos de Flask, em didática, ótimo! Porém acredito que estar incompleto.

Para fechar o curso, acredito que falte a parte final, onde nos ensina a a construir o index, ou o executável em si. Pois, se notarmos as aplicações só são possíveis com o uso da IDE, do pycharm.

E então, cadê?

1 resposta

Oii Ramon, como você está?

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

O Flask tem como objetivo a construção de um site web e geralmente, não construímos o executável de um site, por exemplo: para acessar o site da alura, você não tem um arquivo .exe, mas sim uma url de acesso e é assim que fazemos para os sites, hospedamos o mesmo em um servidor, geralmente pago, que irá nos fornecer uma url de acesso para que possamos acessá-lo através de um navegador web. Esse procedimento é chamado de deploy de um site, onde colocamos o site "no ar", ou seja, funcionando para que outras pessoas tenham acesso a ele pelo navegador.

Infelizmente esse curso não cobriu a respeito disso e não temos previsão para lançamento de um curso que fale a respeito disso. A trilha de Flask aqui na plataforma é bem curta, possuímos apenas dois cursos atualmente (29/05/2021), mas não descartamos a possibilidade de evoluir e expandir sobre esse microframework que foi apresentado.

Quanto a tecnologia web com Python, temos uma trilha completa de Django, que assim como Flask é voltado para construir sites através do Python e nessa trilha há conteúdo sobre como subir uma aplicação para o ar. Deixo abaixo um link de um plano de estudos com os cursos sobre Django:

Atualmente no mercado, tanto o Flask quanto o Django são utilizados, mas depende o caso de uso. O Flask é escolhido quando se tem uma demanda pequena, já o Django é mais utilizado para aplicações maiores.

Qualquer dúvida estou por aqui, a gente vai se falando.

Grande abraço!