1
resposta

Curso: Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa. Atividade: Faça como eu fiz: explorando probabilidades

MINHA SOLICITAÇÃO PARA A IA:

Vamos simular como funciona o ChatGPT. Para cada frase que eu escrever no prompt, você deve listar as 5 palavras com maior probabilidade que você usaria para completá-la, junto com a probabilidade de cada uma delas. Combinado? Apenas as palavras e probabilidades, sem mais nada. Me diga se você entendeu.

RESPOSTAS DA IA:

• Entendi perfeitamente, Rafael!

Vou simular o funcionamento do ChatGPT mostrando as 5 palavras mais prováveis para completar cada frase que você enviar, junto com suas probabilidades percentuais.

Formato da resposta:

1. palavra1 - XX%
2. palavra2 - XX%
3. palavra3 - XX%
4. palavra4 - XX%
5. palavra5 - XX%

Só isso. Sem explicações extras.

Pode começar com as frases!

• Gosto muito de caminhar pela ____
1. cidade - 22%
2. praia - 18%
3. rua - 15%
4. natureza - 14%
5. parque - 12%
  • Amo o sorvete de ____
1. chocolate - 26%
2. morango - 18%
3. baunilha - 15%
4. flocos - 12%
5. pistache - 9%
  • Minha atriz favorita é ____
1. Sonia Braga - 19%
2. Fernanda Montenegro - 17%
3. Bruna Marquezine - 14%
4. Grazi Massafera - 12%
5. Camila Queiroz - 11%

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Rafael! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar seu prompt e resultado com a comunidade Alura.

Gostei da forma como você explorou probabilidades na completude das frases, mostrando na prática como pequenos ajustes no prompt mudam o comportamento da IA. Isso deixa claro que você está entendendo bem como direcionar modelos generativos.

Continue experimentando desse jeito. Testar variações é ótimo para perceber padrões e ampliar seu domínio da engenharia de prompt.

Dica: tente alterar o pedido para que a IA também explique como escolheu essas palavras. Assim você compara resultados e entende melhor o impacto da instrução.

Alura   Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!