1
resposta

Curso: Engenharia de Prompt: criando prompts eficazes para IA Generativa. Atividade: Faça como eu fiz: comandos com exemplos

Minhas solicitações de para a IA e suas respectivas respostas:

Problemas de matemática

• 1- Pergunta: João tem 10 bolas. Metade delas são azuis e metade são vermelhas. Quantas bolas vermelhas o João tem?
Resposta: A resposta é 5. 
  • 2 - Pergunta: Um diretor de cinema já dirigiu 16 filmes. Metade dos filmes que ele dirigiu são de ação, e metade dos filmes de ação têm a participação do Nicolas Cage, e na metade deles o Nicolas Cage tem bigode. Quantos filmes de ação com a participação do Nicolas Cage com bigode ele dirigiu?
Análise passo a passo:

(1) Total de filmes dirigidos: 16

(2) Metade são de ação: 16 ÷ 2 = 8 filmes de ação

(3) Metade dos filmes de ação têm Nicolas Cage: 8 ÷ 2 = 4 filmes de ação com Nicolas Cage

(4) Metade desses têm Nicolas Cage com bigode: 4 ÷ 2 = 2 filmes de ação com Nicolas Cage com bigode

Resposta: O diretor dirigiu 2 filmes de ação com a participação do Nicolas Cage com bigode.
  • 3 -Pergunta: Roger tem 5 bolas de tênis. Ele compra mais 2 latas de bolas de tênis. Cada lata contém 3 bolas de tênis. Quantas bolas de tênis ele tem agora?
Resposta: A resposta é 11.
  • 4 - Pergunta: Havia 23 maçãs no refeitório. Se foram usadas 20 para fazer o almoço e foram compradas mais 6, quantas maçãs eles têm agora?
Análise passo a passo:

(1) Maçãs iniciais no refeitório: 23

(2) Foram usadas 20 para fazer o almoço: 23 - 20 = 3 maçãs restantes

(3) Foram compradas mais 6 maçãs: 3 + 6 = 9 maçãs

Resposta: A resposta é 9.

Análise de sentimentos

"Esse filme foi terrível"

• Negativo

"Esse filme é o meu filme favorito agora!"

• Positivo

"Esse é o pior filme que eu já vi!

• Negativo

"Esse filme foi bacana"

- Positivo

Tradução

Inglês: Hello, how are you?
Francês: Bonjour, comment ça va?

Inglês: I am learning to speak French.
Francês. J'apprends à parler français.

Inglês: The weather is very nice today.

Francês: Le temps est très beau aujourd'hui.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Rafael! Como vai?

Achei as respostas ótimas, gostei de como organizou os cálculos e as classificações de sentimentos e traduções nos prompts. Isso mostra que você entendeu bem como estruturar exemplos claros para testar a IA.

Continue praticando, você está no caminho certo. Uma dica simples: ao criar prompts, tente adicionar um contexto extra ou pedir um passo a passo, assim você entende melhor como a IA chega ao resultado.

Obrigada por compartilhar sua atividade com a comunidade Alura :)

Alura   Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!