1
resposta

Curso EF precisa ser atualizado

Estou acompanhando o curso de Entity Framework Core, e acredito que esse já esteja depreciado. O curso foi gravado com o EF2 e atualmente temos disponível o EF6. Vou usar de exemplo o exercício 31165, onde é afirmado não existir possibilidade de adicionarmos Índices por meio de anotações, sendo esse um recurso já adicionado no EF5 e presente nas documentações oficiais. Queria informar que uma nova versão do Entity Framework Core tem seu lançamento previsto para novembro desse ano, junto ao .NET 7, que não será LTS.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Bruno

Entendo sua preocupação em relação à versão do Entity Framework Core utilizada no curso. De fato, o curso foi gravado com a versão EF2 e atualmente temos disponível o EF6. No entanto, é importante ressaltar que mesmo com o lançamento de novas versões, muitos conceitos e funcionalidades continuam válidos e relevantes.

No exercício que você mencionou, é afirmado que não é possível adicionar índices por meio de anotações, sendo esse um recurso já adicionado no EF5. Porém, é importante lembrar que as anotações são apenas uma forma de configurar o EF Core, e existem outras maneiras de realizar essa configuração, como o uso da Fluent API.

No contexto da atividade em que você está com dúvida, as sentenças são as seguintes:

I - O EF Core cria um índice para cada chave estrangeira encontrada. II - O nome estabelecido para os índices encontrados no modelo de dados é definido usando a convenção idx_<classe que contém o índice>_<nome da coluna>. III - O nome do índice só é determinado pelo EF Core se o desenvolvedor não chamar o método HasName() via Fluent API. IV - Não é possível configurar índices usando anotações.

A alternativa correta é a C) As alternativas (I), (III) e (IV) estão corretas. Ou seja, o EF Core cria um índice para cada chave estrangeira encontrada, o nome do índice é definido usando a convenção idx_<classe que contém o índice>_<nome da coluna>, e é possível configurar índices usando a Fluent API, mas não é possível configurá-los usando anotações.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!