1
resposta

Curso EF precisa ser atualizado

Estou acompanhando o curso de Entity Framework Core, e acredito que esse já esteja depreciado. O curso foi gravado com o EF2 e atualmente temos disponível o EF6. Vou usar de exemplo o exercício 31165, onde é afirmado não existir possibilidade de adicionarmos Índices por meio de anotações, sendo esse um recurso já adicionado no EF5 e presente nas documentações oficiais. Queria informar que uma nova versão do Entity Framework Core tem seu lançamento previsto para novembro desse ano, junto ao .NET 7, que não será LTS.

1 resposta

Olá, Bruno

Entendo sua preocupação em relação à versão do Entity Framework Core utilizada no curso. De fato, o curso foi gravado com a versão EF2 e atualmente temos disponível o EF6. No entanto, é importante ressaltar que mesmo com o lançamento de novas versões, muitos conceitos e funcionalidades continuam válidos e relevantes.

No exercício que você mencionou, é afirmado que não é possível adicionar índices por meio de anotações, sendo esse um recurso já adicionado no EF5. Porém, é importante lembrar que as anotações são apenas uma forma de configurar o EF Core, e existem outras maneiras de realizar essa configuração, como o uso da Fluent API.

No contexto da atividade em que você está com dúvida, as sentenças são as seguintes:

I - O EF Core cria um índice para cada chave estrangeira encontrada. II - O nome estabelecido para os índices encontrados no modelo de dados é definido usando a convenção idx_<classe que contém o índice>_<nome da coluna>. III - O nome do índice só é determinado pelo EF Core se o desenvolvedor não chamar o método HasName() via Fluent API. IV - Não é possível configurar índices usando anotações.

A alternativa correta é a C) As alternativas (I), (III) e (IV) estão corretas. Ou seja, o EF Core cria um índice para cada chave estrangeira encontrada, o nome do índice é definido usando a convenção idx_<classe que contém o índice>_<nome da coluna>, e é possível configurar índices usando a Fluent API, mas não é possível configurá-los usando anotações.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software