10
respostas

Curso desatualizado e sem suporte

Não tenho conhecimento algum em kotlin e na plataforma intellij idea. Comecei a fazer o curso e ja sinto a dificuldade logo na criação de arquivos, pois muita coisa mudou na plataforma e não encontro nenhuma orientação quanto a isso aqui na alura e tb não tenho tempo de ficar fuçando a internet em busca de uma solução...deviam gravar um video sei lá sempre que houver alguma atualização importante...Não ta dando para continuar o curso infelizmente.

Ex: Na nova versão do intellij idea não tem a opção kotlin/class direto da pasta src..tentei criar de outra pasta e não deu certo, enfim...para quem ta começando não recomento esse curso

10 respostas

Bom dia, Val. Eu comecei o curso com Kotlin agora também, e também nunca havia mexido no Intellij. Segui os passos como se apresentaram. Não sei se tem a ver com a sua versão do Intellij. Eu baixei a mais recente, 2021.1.2.

Quanto ao seu exemplo, talvez possa ser que você esteja tentando encontrar a opção "kotlin/class" apertando o botão direito do mouse a partir da pasta do projeto, aí só aparece a opção "file" mesmo. É necessário apertar o botão direito do mouse a partir da pasta "src", assim como ele fez no vídeo.

Espero que tenha te ajudado.

MANEIRA ERRADA Essa é a forma que estou supondo que você talvez tenha feito, apertando o botão direito do mouse a partir do nome do projeto, aí não aparece a opção mesmo

MANEIRA CORRETA

Essa é a forma correta, pressionando o botão direito do mouse a partir de src, como no vídeo da aula

Eu consegui resolver esse problema depois de instalar e desinstalar a plataforma várias vezes...na hora de instalar precisa escolher a extensão .kt...mas depois disse me deparei com outros erros tipo o código não copila porque não sei o que do java não esta instalado ai tentei mudar a versão do jdk, mas nada continua com o erro...enfim achei o curso muito jogado...alias tem vários outros aqui precisando de atualização

Duro que perdi a manha toda tentando sair da primeira aula,...

Entendi. Essa questão do SDK do Java não estar instalado, pode ser 2 coisas:

  1. O java não está instalado na sua máquina.
  2. O java instalado na sua máquina não está apontado no seu projeto do intellij.

No meu caso, o Java já estava instalado na minha máquina, sendo assim, quando criei o projeto, o intellij já reconheceu a versão do meu java e carregou no combo de escolha do SDK, no momento de iniciar o projeto pra eu escolher ele, como imagem abaixo:

Você precisa escolher a versão do JDK do java ao iniciar o seu projeto

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se você não sabe se o java está instalado na sua máquina (Problema 1), vá ao cmd do windows, ou ao terminal se você usa linux, e digite "java -version" e aperte enter. Se retornar a versão do java, é porque ele está instalado. Se der comando não reconhecido, é porque você ainda precisa baixar o java (JDK) da página oficial da Oracle e instalar. Em seguida, digite "javac" e aperte enter. Se disser que o comando não foi reconhecido, é porque você precisa configurar as variáveis de ambiente no seu sistema operacional. Se ele funcionar, é porque seu ambiente está tudo certinho e essa opção do JDK vai aparecer pra você escolher o java para o qual seu projeto irá apontar no Intellij, quando você iniciar seu projeto, assim como aconteceu comigo.

Se você ainda não tem o JDK baixado e instalado, baixe o Java JDK do site oficial da Oracle ( https://www.oracle.com/java/technologies/javase-downloads.html), instale, e configure as variáveis de ambiente, até que os dois comandos citados acima no cmd, funcionem.

Se seu problema for o segundo, ou seja, se você já tem o java JDK devidamente instalado, e seu projeto do intellij somente não está apontando para o java já instalado na sua máquina, é porque você não escolheu a sua versão do java JDK quando foi inicializar seu projeto. Nesse caso, aperte o botão direito do mouse em cima do seu projeto, e vá em Open Module Settings > Project. Daí, vai aparecer na janela o combo pra você escolher sua versão do SDK java para o qual o seu projeto está apontando. Se o erro permanecer, depois de ter o java instalado, e ter acertado as variáveis de ambiente, tente criar um novo projeto, escolhendo o seu SDK do java, como na primeira imagem que te mandei.

Essas configurações do Java você pode conferir nos pré-requisitos nas orientações gerais do curso também, colocam inclusive a instalação do ambiente do java como pré-requisito para o curso: https://cursos.alura.com.br/course/kotlin-orientacao-objetos/task/70857.

Lembrando que é sempre importante instalar o JDK, não o JRE.

Não fique desanimada não, esses problemas fazem parte do aprendizado de tecnologia mesmo, nem sempre um ambiente está igual a outro, nem sempre algo funciona num Sistema Operacional igual a outro, e assim por diante. É absolutamente normal. Você não perdeu sua manhã, ganhou experiência de possíveis problemas nela, e vai estar mais apta às soluções quando ocorrer em outras oportunidades, é assim mesmo.^^

É bom quando dá errado, porque em algum momento não vai dar certo mesmo. Vai se acostumando kk

Eu tive problemas deste porte também na instalação da ultima versão do Kotlin. Também instalei e desinstalei varias vezes ate funcionar.

Uma saida que eu pensei em fazer caso continuasse dando errado seria baixar a mesma versão que o professor utiliza. La no site eles disponibilizam todas as versões.

Continua com o mesmo erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Val, é provável que haja uma incompatibilidade da sua versão do JDK com a versão do compilador do Kotlin que seu Intellij usa. Qual a versão do JDK que você está usando? Vi algumas versões do Java JDK 16 e do 9 estouram esse erro com alguns compliadores Kotlin.

A versão do JDK que estou usando e deu certo com a última versão do Intellij é a 11.0.11. Tente alterar a versão do seu JDK e verifique se continua dando esse erro.

Desinstalei e instalei de novo...mudei versão etc etc e deu certo...agora da para continuar o curso

boaaaaa! Bom curso!

Val, concordo contigo. Estou na mesma que você! Com dificuldades para sair até da primeira aula.