3
respostas

Curso de Symfony 3

Tem previsão para algum curso voltado para frameworks diferentes de PHP? Pois leio bastante que o Laravel é uma framework que prioriza demais a velocidade de desenvolvimento, focado para agencias que precisam de volume e não qualidade de código. Nunca utilizei nenhuma framework.

Eu então vi que a framework mais recomendada para aplicações maiores é o Symfony 3...será que a Alura irá oferecer algum curso sobre eessa framework?

3 respostas

Oi Marcelo, tudo bem? Eu no mínimo estranho esse tipo de comentário sobre o Laravel, o Laravel não é um framework escrito do zero pelo criador. Ele usa muitos componentes do Symfony, então pra mim, chegar a julgar o Laravel dessa forma é julgar parte do Symfony também.

Com certeza, nesses comentários, alguém falou do Zend Framework também. Eu só acredito nesse tipo de argumento, se houver exemplos reais de que utilizando determinado framework, o projeto ficou ruim ou coisa do tipo.

O que mais diferencia os dois são as abordagens de como cada um trabalha. O Laravel tem muitas das ideias do Rails no seu core, os dois são frameworks que ajudam bastante a entregar projetos mais rapidamente. Será que o Rails também é ruim por isso? Olha que tem grandes aplicações por ai escritas nesses dois frameworks e funcionando perfeitamente.

Em boa parte das vezes, acredito que o maior problema é a plataforma e não o framework, e até mesmo o desenvolvedor.

Bom, acredito que a sugestão de curso seja muito válida. E você pode verificar se outros aluno já não sugeriram. No board do trello você pode sugerir e votar em cursos para que sejam gravados.

Link: https://trello.com/b/4grNfK1m/alura-alunos-cursos

Entendi tudo que falou e eu mesmo irei configurar a plataforma no caso, penso em usar nginx, php 7 e php-fpm (eu usava no php 5.x, não sei se ainda existe no 7.) e mariadb. Acredito que seja suficiente para performance do projeto.

Aproveitando o topico, eu favo meu projeto laravel 5.4, o laravel da upgrade para uma versão 5.5, eu tenho como atualizar de maneira fácil? Ou sempre manter o código na versão criada? Isso não entendo de framework.

No Geral, tente sempre utilizar a versão mais recente. Se for um projeto novo, comece com a versão mais recentes, isso por que sempre tem atualizações de segurança e performance nessas atualizações, além de outras novidades.

Performance, você precisa avaliar depois do projeto funcionando, existe uma palestra do Akita que eu recomendo muito chamada "Otimização Prematura é a raiz de todo o mal".

https://www.kinghost.com.br/blog/2016/10/otimizacao-prematura-raiz-de-todo-o-mal-conexao-kinghost-2016/