1
resposta

Curso de oratória - Atividade 03 Faça como eu fiz: dê o check

Durante a minha apresentação de trabalho de conclusão do curso (TCC), utilizei algumas fichas resumos para seguir uma linha de racicíonio. Desta forma, as fichas resumos podem ser eficientes para uma apresentação sem o desenvolvimento de slides? Se sim, como eu poderia organizá-las para que a minha apresentação tenha este apoio?

1 resposta

Olá Gabriel, tudo bem?

Sua pergunta é muito relevante! Sim, as fichas resumo podem ser uma ferramenta muito eficiente para auxiliar em uma apresentação, principalmente quando você não está utilizando slides. Elas podem te ajudar a manter a linha de raciocínio e garantir que todos os pontos importantes sejam abordados.

A organização das fichas pode seguir a estrutura de sua apresentação. Por exemplo, você pode dividir sua apresentação em introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada ficha pode conter os tópicos principais que você deseja abordar em cada uma dessas partes.

Vamos a um exemplo prático: se você está apresentando seu TCC sobre a importância da tecnologia na educação, uma ficha para a introdução pode conter tópicos como: definição de tecnologia na educação, breve histórico, importância do tema. Uma ficha para o desenvolvimento pode ter tópicos como: exemplos de tecnologia na educação, benefícios, desafios. E, finalmente, a ficha para a conclusão pode ter: recapitulação dos pontos principais, sua opinião pessoal, possíveis futuras tendências.

Lembre-se, as fichas são um guia, não um script. Elas estão lá para te ajudar a lembrar dos pontos principais, mas a apresentação ainda deve ter um tom natural e conversacional.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software