Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Curso de lógica de programacao

no video 6 do segundo programa bingo.html me surgiu um duvida , porque sera que o array sorteado, nao adiciona numeros se eu declarar

var numero = document.getElementById("numero").value;

fora da função adicionaSorteados,porque esse aconteceu por favor ajude valeu

4 respostas

Rogério, eu suspeito -- e alguém mais experiente poderá então confirmar ou corrigir -- que é porque um programa é executado de forma muito rápida. Então, quando você carrega ele, ele já passou pelo var numero, e já entrou na função adicionaSorteados antes que você conseguisse clicar na tela e digitar um número. Sendo assim, a função usaria um valor nulo, evidentemente não aparecendo nada. E não ocorreria nova inserção pois estaria fora de um loop do lado de fora.

Mas também estou curioso, acompanharei no aguardo de uma possível explicação. Abraços.

Prezado Rogério, poderia reformular a sua questão? Não entendi muito bem o seu questionamento, mas vou tentar dar uma resposta: todos os array são estruturas de dados especiais. Para que você consiga adicionar valores dentro dele terá OBRIGATORIAMENTE que utilizar o método "push". Por exemplo: se o seu array se chama "arrayDeNumeros", você terá que utilizar a expressão arrayDeNumeros.push(algumaCoisa), onde a expressão "algumaCoisa" é qualquer coisa que você queira inserir no array.

Espero ter ajudado.

solução!

Quando você declara a variável numero FORA da funcão adicionaSorteados, ela será executava somente uma vez, que é na inicialização do programa, sendo que nesse momento você não tem como digitar um valor para esse campo.

Quando você declara a variável numero DENTRO da funcão adicionaSorteados, você está dizendo que quando esta função for 'chamada', essa variável deve receber o valor que está no campo numero, onde aí sim, a cada 'click', você poderá utilizar o valor informado. (no nosso caso, comparar com os valores já sorteados).

Oi Rogério

A sua dúvida foi resolvida?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software