1
resposta

Curso de Git e Github: Estratégias de ramificação, Conflitos e Pull Requests

  1. Como que a ana conseguiu se logar no Github?
  2. como faço para dar acesso a ana no Github que uso?
  3. tenho que criar um perfil no Github de uma hipotética ana?
  4. Como ligo a ana, que criei através do Gitbash, psta ana/projeto, do primeiro curso de Git e Github com a ana que criei no Github?
  5. como digo que ela pode ter acesso ao meu repositório?
  6. O origin é desconhecido para ela

Como a ana não tem acesso ao Github que estou usando no curso não posso prosseguir.

Acaba que ao tentar fazer o push acontece JoaoC@POSC8200-023596 MINGW64 ~/Documents/git-e-github/ana/projeto (master) $ git push origin master fatal: 'origin' does not appear to be a git repository fatal: Could not read from remote repository.

Please make sure you have the correct access rights and the repository exists.

1 resposta

Oi, João, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder!

Vamos analisar ponto a ponto cada uma das suas dúvidas.

Como que a Ana conseguiu se logar no Github? Tenho que criar um perfil no Github de uma hipotética Ana?

A Ana conseguiu acessar o GitHub através da criação de uma conta no site da plataforma, então é necessário ter um perfil no GitHub para conseguir acessar e propor alterações em repositórios que fazem parte do GitHub.

Como faço para dar acesso a Ana no Github que uso? Como digo que ela pode ter acesso ao meu repositório?

Há duas formas para que a Ana tenha acesso ao repositório que você utiliza.

Primeira maneira

Na primeira é necessário que o seu repositório esteja no modo público, ou seja, seja um código aberto (Open Source).

Dessa forma a Ana poderá criar uma cópia do seu repositório por meio da opção Fork:

Captura de tela colorida do site GitHub mostrando na parte superior direita da tela um sininho de notificações, um sinal de adição e a foto de perfil do usuário. Abaixo é possível observar três opções que da esquerda para a direita são: Watch, fork e star. A opção fork está selecionada e destacada com um retângulo rosa em seu redor: o menu que aparece apresenta a opção create a new fork e outra mostrando que já há uma cópia do arquivo criada por aquele usuário

Após isso, uma cópia será feita nos repositórios da Ana, e ela poderá trazer o repositório por meio do comando git pull. Contudo a Ana ainda não tem nenhum repositório remoto então primeiro precisaremos criar um para ela através do comando git remote:

git remote add origin <URL do repositório do GitHub>

A URL do repositório do GitHub pode ser acessada clicando em Code, selecionado a opção HTTPS e copiando o link que aparece logo abaixo:

Captura de tela colorida do GitHub mostrando a opção Code selecionada e marcada por um retângulo rosa. Um menu é aberto e a opção HTTPS está marcada por um retângulo rosa. Abaixo há um link e ao lado um ícone de cópia que está apontado por uma seta rosa

Após isso ela poderá usar o comando: git pull origin mastere trabalhar livremente nos códigos do projeto. Desse modo, ligamos a Ana criada no Git Bash com a Ana que criamos no GitHub.

Depois de terminar as alterações ela deve realizar o git pushdas informações e caso ela não tenha acesso para enviar as informações para o GitHub, basta seguir o seguinte procedimento:

  • Acesse o painel de controle;
  • Selecione a opção Contas de usuários;
  • Clique em gerenciador de credenciais;
  • Acesse a opção credenciais do Windows;
  • Procure pelas credenciais do GitHub e apague-a.

A partir desse momento o Git pedirá o login e senha para realizar a confirmação do pushpara o GitHub e a Ana terá acesso ao repositório remoto de nome origin.

Por fim, para que ela possa enviar os códigos alterados para o repositório original do projeto ela precisará realizar um Pull Request selecionando a opção Pull Request e em seguida clicando em New Pull Request. Aparecerá na aba de Pull Request, as branches que enviarão e receberão as alterações, a quantidade de commits feitos e outras informações. Basta clicar em Create Pull Request e mandar um título e a descrição da solicitação.

Segunda maneira

Caso queira que a Ana se torne colaboradora no projeto é possível adicioná-la por meio da opção Settings, clicando em Collaborators e Add people:

Captura de tela colorida do GitHub mostrando a aba Settings selecionada e destacada com um retângulo rosa em seu redor. Várias opções no lado esquerdo aparecem e a primeira delas tem o nome: collaborators. Ela está destacada por um retângulo rosa e selecionada no centro da tela aparece um local com a opção add people destacado por um retângulo rosa

Com isso, a Ana conseguirá fazer adições de novas features, corrigir erros e realizar outras modificações.

Espero ter ajudado. Caso tenha outras dúvidas, estarei à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software