Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Curso Carreira Front -End Mudanças no HTML e CSS?

Olá professores, comecei a pouco tempo o curso carreira de front-end, durante a aula 03 Parâmetros na requisição com métodos GET e POST ao usar a ferramenta de desenvolvedor no youtube, vi uma frase em amarelo na parte mais baixa da ferramenta informando mudanças no HTML e CSS, gostaria de saber se isso vai prejudicar o andamento do curso, pois posso acabar aprendendo algo que não será mais usado. Caso eu esteja equivocado por favor me desculpe. Muito obrigado pela atenção aguardo resposta.

Segue a mensagem. [Deprecation] Styling master document from stylesheets defined in HTML Imports is deprecated, and is planned to be removed in M65, around March 2018. Please refer to https://goo.gl/EGXzpw for possible migration paths. [Deprecation] /deep/ combinator in CSS is deprecated and will be removed in M63, around December 2017. See https://www.chromestatus.com/features/4964279606312960 for more details.

5 respostas

Olá Marcelo! Não sou professor da Alura, mas se você aceitar a opinião de outro aluno...

Eu não me preocuparia com essa questão de "aprender algo que não será mais usado". A linguagem HTML possui mais de 25 anos e apesar das atualizações, quase nada do que foi aprendido por alguém no passado foi jogado fora completamente.

O termo "deprecated" que você encontrou é utilizado para rotular os elementos HTML que estão em desuso. Neste caso, recomenda-se evitar desde já o seu uso pois não funcionarão em futuras versões da linguagem, mas isso não acontecerá de um dia para o outro.

Além disso, os cursos da Alura são muito atualizados com o que há de mais novo no mercado, e duvido muito que um instrutor vai ensinar algo defasado, salvo exceção se isso for importante para você entender um conceito mais atual.

Vai na fé meu amigo! Você escolheu o melhor lugar para aprender sobre programação.

Espero que ajude de alguma forma.

Olá Júnior muito obrigado por me ajudar tomando um pouco do seu tempo.

Realmente minha preocupação era essa mesma de acabar utilizando algo que vai ser substituído com o tempo.

Obrigado por explicar o termo deprecated.

Só abri o post com a dúvida por causa das datas que seriam abandonados esse elementos uma agora em dezembro e a outra já em março do ano que vem.

Vou esperar uma resposta de algum professor, não sei se algum desse termos é utilizado no decorrer do curso.

Mais uma vez obrigado.

solução!

Fala Júnior, tudo bem?

Amigo, pode dormir a noite tranquilo e aprender HTML e CSS como se não houvesse amanhã! A linguagem não vai morrer tão cedo e se isso rolar, é porque aconteceu um apocalipse e provavelmente, você também vai ter morrido, então nada a temer por aqui!

O que acontecesse é que essa tecnologias estão em constantes mudanças, e a cada período de tempo elas recebem coisas novas e tiram algumas coisas que não estavam sendo muito usadas, como por exemplo, no HTML 5 ganhamos :

<aside> <header><article> etc...

Porém, perdemos:

<center>, <big>, <font>,

Pois ficou claro, que essas estilizações deveriam ser feitas no CSS e não no HTML.

Então a linguagem não vai morrer, e sim ganhar novos recursos e no meio do caminho perder alguns! E pode ter certeza que você não vai perder sua profissão por isso. (Acredite, quando tudo era mato na internet, eu fazia site em tabelas, hoje a gente usa folha de estilo em cascata e Design Responsivo é uma obrigação, alias, mais uma vantagem da atualização do CSS2 para o 3!).

Por fim, essa mudança que você viu, se refere a um método de importação do CSS, especifico de alguma tecnologia que o YouTube usa! Então acredito que não vai afetar nada no nosso dia dia!

Espero ter ajudado, e bons estudos!

Muito obrigado Carlos e a todos por me ajudar nessa duvida. Agora tudo ficou mais claro.

Estamos aqui pra isso! Não sou professor da Alura, mas isso a gente aprende mais no mercado mesmo!