Olá, Hilder. O campo que mostra quando o curso foi atualizado leva em consideração também quando exercícios foram adicionados, corrigidos, etc.
Sobre os cursos com versões desatualizadas, muitos já foram regravados (e devem ser lançados em breve). Sobre este de Doctrine, o principal "problema" de versões não é com o ORM (foco do curso). É com o DBAL, pacote usado por baixo dos panos pelo ORM. Por isso todo o conteúdo desse curso continua sendo perfeitamente válido e para facilitar essa configuração inicial eu adicionei essa atividade:
https://cursos.alura.com.br/course/php-doctrine-mapeamento-objeto-relacional/task/105927
A partir disso, a única classe depreciada seria a Doctrine\ORM\Tools\Setup
que vai ser somente renomeada para Doctrine\ORM\ORMSetup
quando a versão 3 for lançada. Você já pode utilizar essa nova classe sem mudar absolutamente nada no código.
Eu entendo perfeitamente sua frustração e você está coberto de razão.
Só queria deixar claro que estamos sim regravando os treinamentos que usam versões desatualizadas. Mas como eu comentei, nesse treinamento você pode usar a última versão estável do ORM sem problemas. O que está gerando erros é o DBAL.
Espero que com essa nova atividade, com o composer.json
disponibilizado, os erros sejam sanados e você possa focar no seu aprendizado de Doctrine.
Se continuar com qualquer erro, só dizer que eu vou investigar com você e adicionar/editar uma atividade para lidarmos com isso no curto prazo. :-)