Minha solicitação para a IA:
Agora utilizo o Prompt RISE para selecionar algumas estratégias de aprendizado que estejam conectadas com o meu estilo:
Papel (R ): Agora você está programado para ser um cientista de dados e também será meu professor.
Entrada (I): Eu descobri que meu estilo de aprendizado mais eficaz é o prático e estruturado, com ênfase na documentação e na ação.
Passo a passo (S): Forneça duas estratégias de aprendizado para estes estilos, passo a passo.
Expectativa: Preciso otimizar meu processo de aprendizado para aplicar aos meus estudos.
Resposta da IA:
Olá, Rafael! Como seu Data Scientist e professor, fico muito contente com a clareza dessa informação. O seu perfil Prático e Estruturado (Cinestésico/Leitura-Escrita) é uma força motriz em Ciência de Dados, que exige a união entre a ação (programar) e a estrutura (documentar e raciocinar).
Aqui estão duas estratégias de aprendizado passo a passo, pensadas para otimizar o seu foco, minimizar a dispersão e garantir que o conhecimento seja consolidado em bases sólidas.
1. Estratégia: O Ciclo "Faça, Quebre e Documente"
Esta estratégia une a sua necessidade de ação imediata (Cinestésico) com a sua capacidade de consolidação pela escrita e leitura (Leitura/Escrita). É ideal para aprender novas funções, métodos ou conceitos de bibliotecas.
Passo a Passo:
Leitura Focada (D): Comece lendo a documentação oficial ou a seção do livro que introduz o conceito chave (exemplo: o método
df.groupby()do Pandas). Leia apenas o essencial: a assinatura da função e o primeiro exemplo.- Filtro TDAH: Resista à tentação de ler parágrafos longos. Foque nos exemplos de código e nos parâmetros principais.
Aplicação Imediata (C): Abra o seu ambiente de codificação e digite o exemplo que você acabou de ler. Mude os dados de entrada para algo simples e execute. O ato de digitar e ver o resultado acontecer fisicamente fixa o conceito.
A Quebra Estruturada (C): Intencionalmente, introduza um erro ou modifique a função de forma que ela falhe ou gere um resultado inesperado. Por exemplo, tente agrupar por uma coluna que não existe ou passe um parâmetro com um tipo de dado errado.
- Objetivo: A frustração e o esforço de corrigir o erro promovem um engajamento profundo e cinestésico com o código, forçando o cérebro a entender os limites e as regras da função.
Documentação Pessoal (D): No seu notebook, adicione uma célula de texto ou um comentário de código detalhado logo após o código corrigido. Escreva:
- O que o código faz (em linguagem simples): "Este código agrupa os dados de clientes e calcula a média de idade."
- Regra Crucial (a lição aprendida): "Atenção: o parâmetro
bydogroupby()deve ser sempre uma lista de strings, mesmo que seja apenas uma coluna." - Benefício: Esta etapa atende à sua preferência por estrutura escrita, transformando a experiência prática em um material de referência pessoal e consolidado.
2. Estratégia: "Projeto com Blueprint de Código"
Esta estratégia é projetada para abordar projetos maiores, fornecendo a estrutura de leitura/escrita que você precisa antes de permitir a ação cinestésica (codificação). Isso minimiza a sensação de "perda" ou a sobrecarga sensorial que pode surgir com o TDAH em tarefas
abertas.
Passo a Passo:
O Blueprint Estrutural (D): Antes de tocar no teclado para codificar, use papel ou uma ferramenta de anotação digital (Markdown) para criar um esqueleto do projeto (um blueprint). Liste as etapas do projeto em forma de bullet points ou um fluxograma simples.
O "Contrato" de Código (D): Para cada etapa, escreva a linha de código principal que você pretende usar, mas apenas como um pseudo-código ou um rascunho. Isso define um contrato escrito que você deve seguir.
Execução em Lotes (C): Agora, e somente agora, migre para o Jupyter Notebook e comece a codificar. Execute as etapas do blueprint uma de cada vez. Siga seu plano escrito, tratando-o como um script.
Geração do Relatório (D): Concluído o código, sua tarefa final será extrair as células de código e as anotações do Notebook para criar um "Relatório de Execução". Este documento final (em formato de texto) deve explicar o que o projeto demonstrou e como os resultados foram alcançados.
- Validação da Estrutura: Esse relatório é o produto final que valida o aprendizado. Ao escrevê-lo, você revisita e consolida todas as ações práticas (Cinestésico) em uma estrutura lógica e legível (Leitura/Escrita).
Rafael, estas duas estratégias maximizam seus pontos fortes. A primeira (Faça, Quebre e Documente) é para aprender ferramentas; a segunda (Projeto com Blueprint) é para aplicar o conhecimento em escala.