Minha solicitação para a IA:
faça 10 perguntas de múltipla escolha para eu saber qual meu estilo de aprendizagem.
Resposta da IA:
Instruções: Para cada pergunta, escolha a opção que mais se asemelha à sua preferência. Não há respostas certas ou erradas!
Questionário: Descubra Seu Estilo de Aprendizagem
Ao aprender um novo conceito complexo, você prefere...
- A) Ver diagramas, gráficos, slides ou vídeos explicativos.
- B) Ouvir uma explicação detalhada ou um podcast sobre o assunto.
- C) Tentar aplicar o conceito imediatamente em um exercício prático ou projeto.
- D) Ler um livro, artigo ou anotações detalhadas sobre o tema.
Para memorizar informações importantes (como comandos de código ou fórmulas), o que funciona melhor?
- A) Criar mapas mentais coloridos, fluxogramas ou usar canetas marca-texto.
- B) Repetir a informação em voz alta ou gravar um áudio de si mesmo.
- C) Praticar com exercícios de simulação ou digitar o código repetidas vezes.
- D) Reescrever as anotações ou fazer um resumo estruturado e conciso.
Em uma aula ou reunião, o que mais te ajuda a manter o foco?
- A) Acompanhar o conteúdo por meio de slides claros e bem formatados.
- B) A clareza da voz e a entonação do palestrante/professor.
- C) Poder se movimentar, rabiscar algo ou mexer em algum objeto (como um fidget toy) enquanto escuta.
- D) Ter o material impresso para poder sublinhar e fazer anotações na margem.
Se você precisa resolver um problema complexo de Data Science, o que você faz primeiro?
- A) Você visualiza a estrutura de dados na sua mente ou faz um esquema/diagrama do fluxo de trabalho.
- B) Você explica o problema em voz alta para alguém (ou para si mesmo) para organizar as ideias.
- C) Você começa a mexer nos dados, tenta alguns comandos no Python e vê o que acontece.
- D) Você pesquisa e lê a documentação técnica ou o manual de instruções.
Qual destas tarefas de estudo você acha mais agradável ou natural?
- A) Criar apresentações visuais, infográficos ou dashboards de dados.
- B) Participar de debates, discussões em grupo ou explicar o tema a outra pessoa.
- C) Construir um projeto real, do início ao fim, ou um modelo físico/protótipo.
- D) Escrever relatórios, documentações ou artigos longos sobre o assunto.
Qual tipo de feedback sobre seu trabalho é mais útil para você?
- A) Um gráfico de progresso ou um checklist visual de tarefas concluídas.
- B) Um elogio ou conselho verbal detalhado.
- C) A chance de refazer o trabalho, tentando corrigir na hora com apoio.
- D) Anotações escritas ou comentários detalhados em um documento.
Se você está em um novo lugar ou precisa seguir uma série de passos (como um algoritmo), o que é mais fácil?
- A) Olhar um mapa, um fluxograma ou um ponto de referência visual.
- B) Ouvir direções faladas, passo a passo, sem precisar ler nada.
- C) Andar e sentir o caminho, ou seguir as instruções tentando cada passo fisicamente.
- D) Lendo uma lista de instruções ou um script escrito.
Quando você lê um texto, o que o ajuda a fixar o conteúdo?
- A) A maneira como o texto é formatado (negrito, cores, espaçamento) e a presença de imagens.
- B) Se o texto for lido em voz alta por um narrador (audiobook).
- C) Fazer pausas para simular mentalmente ou fisicamente o que está lendo.
- D) Fazer muitas anotações e resumos escritos no caderno.
Para entender o desempenho de um modelo de Machine Learning, você prefere analisar...
- A) Gráficos de dispersão, matrizes de confusão visual e histogramas.
- B) Uma explicação verbal do mentor (eu!) sobre o significado das métricas.
- C) Rodar testes práticos no código, mudando parâmetros e observando o impacto imediato.
- D) O relatório completo das métricas (Acurácia, Precisão, Recall) e suas definições escritas.
Se você se sente distraído durante o estudo, o que costuma fazer para voltar a focar?
- A) Mudar o ambiente visual (ir para outro lugar) ou assistir a um vídeo motivacional curto.
- B) Colocar música instrumental ou sons ambiente (ruído branco).
- C) Levantar, andar um pouco ou esticar o corpo antes de voltar à tarefa.
- D) Fazer uma lista de tarefas ou reorganizar a mesa de estudos.
