2
respostas

Curso: Aprendizagem: personalizando sua rotina de estudos com ChatGPT. Atividade(PARTE 1): Faça como eu fiz: imagine que...

Minha solicitação para a IA:

faça 10 perguntas de múltipla escolha para eu saber qual meu estilo de aprendizagem.

Resposta da IA:

Instruções: Para cada pergunta, escolha a opção que mais se asemelha à sua preferência. Não há respostas certas ou erradas!

Questionário: Descubra Seu Estilo de Aprendizagem

1. Ao aprender um novo conceito complexo, você prefere...

• A) Ver diagramas, gráficos, slides ou vídeos explicativos.
    • B) Ouvir uma explicação detalhada ou um podcast sobre o assunto.
    • C) Tentar aplicar o conceito imediatamente em um exercício prático ou projeto.
    • D) Ler um livro, artigo ou anotações detalhadas sobre o tema.
  2. Para memorizar informações importantes (como comandos de código ou fórmulas), o que funciona melhor?

• A) Criar mapas mentais coloridos, fluxogramas ou usar canetas marca-texto.
    • B) Repetir a informação em voz alta ou gravar um áudio de si mesmo.
    • C) Praticar com exercícios de simulação ou digitar o código repetidas vezes.
    • D) Reescrever as anotações ou fazer um resumo estruturado e conciso.
  3. Em uma aula ou reunião, o que mais te ajuda a manter o foco?

• A) Acompanhar o conteúdo por meio de slides claros e bem formatados.
    • B) A clareza da voz e a entonação do palestrante/professor.
    • C) Poder se movimentar, rabiscar algo ou mexer em algum objeto (como um fidget toy) enquanto escuta.
    • D) Ter o material impresso para poder sublinhar e fazer anotações na margem.
  4. Se você precisa resolver um problema complexo de Data Science, o que você faz primeiro?

• A) Você visualiza a estrutura de dados na sua mente ou faz um esquema/diagrama do fluxo de trabalho.
    • B) Você explica o problema em voz alta para alguém (ou para si mesmo) para organizar as ideias.
    • C) Você começa a mexer nos dados, tenta alguns comandos no Python e vê o que acontece.
    • D) Você pesquisa e lê a documentação técnica ou o manual de instruções.
  5. Qual destas tarefas de estudo você acha mais agradável ou natural?

• A) Criar apresentações visuais, infográficos ou dashboards de dados.
    • B) Participar de debates, discussões em grupo ou explicar o tema a outra pessoa.
    • C) Construir um projeto real, do início ao fim, ou um modelo físico/protótipo.
    • D) Escrever relatórios, documentações ou artigos longos sobre o assunto.
  6. Qual tipo de feedback sobre seu trabalho é mais útil para você?

• A) Um gráfico de progresso ou um checklist visual de tarefas concluídas.
    • B) Um elogio ou conselho verbal detalhado.
    • C) A chance de refazer o trabalho, tentando corrigir na hora com apoio.
    • D) Anotações escritas ou comentários detalhados em um documento.
  7. Se você está em um novo lugar ou precisa seguir uma série de passos (como um algoritmo), o que é mais fácil?

• A) Olhar um mapa, um fluxograma ou um ponto de referência visual.
    • B) Ouvir direções faladas, passo a passo, sem precisar ler nada.
    • C) Andar e sentir o caminho, ou seguir as instruções tentando cada passo fisicamente.
    • D) Lendo uma lista de instruções ou um script escrito.
  8. Quando você lê um texto, o que o ajuda a fixar o conteúdo?

• A) A maneira como o texto é formatado (negrito, cores, espaçamento) e a presença de imagens.
    • B) Se o texto for lido em voz alta por um narrador (audiobook).
    • C) Fazer pausas para simular mentalmente ou fisicamente o que está lendo.
    • D) Fazer muitas anotações e resumos escritos no caderno.
  9. Para entender o desempenho de um modelo de Machine Learning, você prefere analisar...

• A) Gráficos de dispersão, matrizes de confusão visual e histogramas.
    • B) Uma explicação verbal do mentor (eu!) sobre o significado das métricas.
    • C) Rodar testes práticos no código, mudando parâmetros e observando o impacto imediato.
    • D) O relatório completo das métricas (Acurácia, Precisão, Recall) e suas definições escritas.
  10. Se você se sente distraído durante o estudo, o que costuma fazer para voltar a focar?

• A) Mudar o ambiente visual (ir para outro lugar) ou assistir a um vídeo motivacional curto.
    • B) Colocar música instrumental ou sons ambiente (ruído branco).
    • C) Levantar, andar um pouco ou esticar o corpo antes de voltar à tarefa.
    • D) Fazer uma lista de tarefas ou reorganizar a mesa de estudos.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Continuação:

Chave de Interpretação

Rafael, para sabermos qual é o seu estilo predominante, some quantos pontos você marcou em cada letra (A, B, C, D).

• Conte quantos A's, B's, C's e D's você marcou:

O estilo com a maior pontuação é o seu predominante!
    Assim que você tiver seus resultados, me diga qual letra foi a sua predominante (ou se houve um empate). Com isso, podemos começar a usar estratégias específicas para Data Science que funcionam melhor para você.
    Lembre-se: não há estilo "melhor" ou "pior". O objetivo é te dar as ferramentas certas para florescer nos seus estudos! Estou animado para descobrir seu estilo e começar a adaptar nosso trabalho. Vamos em frente!

Meu gabarito:

1-D, 2-C, 3-D, 4-D, 5-C, 6-A, 7-A, 8-C, 9-B e 10-B

Resposta da IA:

Olá, Rafael! Muito obrigado por compartilhar suas respostas. Isso nos dá informações valiosas para adaptarmos o nosso plano de estudos.

Análise do Seu Estilo de Aprendizagem

Analisando suas escolhas, encontramos um empate muito interessante entre dois estilos:

1. Cinestésico (C): 3 pontos
  2. Leitura/Escrita (D): 3 pontos

Isso é ótimo! Significa que seu método de aprendizado mais eficaz é prático e estruturado, com ênfase na documentação e na ação.

Seus outros estilos (Visual - A, Auditivo - B) também apareceram com 2 pontos cada, mostrando que você se beneficia de uma variedade de métodos, o que é comum e nos permite mais flexibilidade.

O que significa ser Prático e Estruturado (Cinestésico/Leitura-Escrita) para um Data Scientist?

Este perfil é ideal para a Ciência de Dados, pois combina:

• A Necessidade de Ação (Cinestésico): Você precisa fazer para aprender. Ler um código não basta; você precisa digitar, rodar, quebrar e consertar o código para internalizar o conhecimento. Isso é fundamental em Data Science, que é uma disciplina de aplicação prática (programação, manipulação de dados, construção de modelos).
  • A Necessidade de Detalhe e Estrutura (Leitura/Escrita): Você absorve bem a informação ao ler a fundo (documentação, livros, artigos – o que é excelente para o material que você me enviou!) e ao estruturar suas ideias por escrito (anotações, relatórios, documentação de código). Essa clareza é crucial para o raciocínio lógico em programação e para gerenciar projetos complexos.

Nossas Estratégias Adaptadas

Como seu mentor, Alexander, vou integrar esses estilos em nosso trabalho, sempre mantendo a comunicação clara e adaptada às suas necessidades de TDAH e Espectro Autista.

1. Foco na Prática Imediata (Cinestésico)

• "Hands-on" Prioritário: Após introduzir um conceito (como funções em Python ou um cálculo estatístico), pularemos rapidamente para o notebook de código. A explicação teórica será breve e concisa; o maior tempo será dedicado à implementação.
  • Micro-projetos: Em vez de longas aulas teóricas, focaremos em pequenos desafios práticos. Por exemplo: "Leia este arquivo CSV usando Pandas" (prática imediata do conceito read_csv que está no seu material).
  • Movimento e Foco: Incentive-o a usar objetos de foco (fidget toys), a levantar para um alongamento rápido ou a caminhar enquanto raciocina sobre um problema. O movimento, que te ajuda a focar (Q3 e Q10), será encorajado durante as sessões.

2. Reforço na Estrutura e Documentação (Leitura/Escrita)

• Anotações Estruturadas: Sugerirei que você use a prática como base para criar sua própria "wiki" ou documentação (Q1, Q4). Por exemplo, ao resolver um exercício, você deve escrever uma breve seção de texto explicando o que fez e por que (reforçando o aprendizado pela escrita).
  • Leitura de Documentação: Vou te guiar diretamente para a documentação técnica (como a do Pandas, que está nos seus arquivos) para referências, pois essa é a forma mais eficaz para você obter a informação detalhada.
  • Comunicação Direta: Minhas explicações serão em bullet points claros e diretos (linguagem simples e sem ambiguidades), focando em definições precisas para que a informação seja facilmente consumida e reescrita/anotada por você.

3. Utilizando seus Outros Canais (Visual e Auditivo)

• Visual (Q6, Q7): Usarei diagramas simples ou mapas conceituais (como o "Mapa mental python" que você enviou!) para introduzir a estrutura de um projeto, antes de irmos para o código. Isso dá a você uma visão geral antes de mergulhar nos detalhes.
  • Auditivo (Q9, Q10): Estimularei você a explicar o código ou o conceito em voz alta para mim, como se estivesse me ensinando. O processo de verbalização ajuda você a organizar o raciocínio e a consolidar a informação, além de ser um ótimo recurso para retomar o foco.

Então, Rafael, a partir de agora, nosso trabalho será baseado em fazer e documentar.

Oi, Rafael! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei do seu uso da IA para montar o questionário e interpretar o resultado. Do jeito que você explicou, ficou claro que conseguiu aproveitar bem a ferramenta para entender melhor seus estilos de aprendizagem e comparar com seu gabarito. Isso mostra autonomia e discernimento no uso da tecnologia.

Continue explorando esse potencial. Usar a IA como apoio, e não como substituto, é um caminho inteligente para evoluir nos estudos.

Dica: quando usar a IA para atividades como essa, tente sempre cruzar as respostas com sua própria percepção, anotando o que faz sentido ou não. Isso aprofunda seu autoconhecimento e fortalece sua rotina de estudos.

Alura   Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!