Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

CURSO ANDROID - SEM NOÇÕES BÁSICAS.

Ao visualizar a primeira aula do curso de android, verifiquei que a aula não ensina como baixar os pacotes e plugins básicos para o eclipse. É necessário uma maior explicação sobre o ambiente de desenvolvimento em android e seus recursos, assim como foi feito para o curso de java. Possuo um pouco de conhecimento de android, mas percebi essa deficiência no curso. Da maneira que o curso se apresenta, não é possível para alunos que estão começando agora no desenvolvimento em android, entender como realmente funciona o ambiente, ferramentas e conceitos. Com isso o aluno conclui as aulas "mecânicamentes". Espero que esse curso seja aprimorado pela Caelum.

8 respostas

Oi Thiago,

Obrigado pelo feedback, mas quantas aulas você assistiu?

Abs

Fui me cadastrar no curso, e antes assisti uma parte da primeira aula q ensina um "olá mundo". Não continuei assistindo, mas acredito q primeiro deve ser explicado a plataforma, ambiente, plugins adt, etc.... para só depois começar os exercícios.

Olá Thiago,

Antes de responder, eu peço que você fique atento onde você gera suas perguntas. Você está com dúvida de Android, mas, no entanto, fez pergunta no curso de JSF. Fique atento a isso para você poder ser respondido com maior segurança em sua dúvida, até mesmo ela aparecer na área correta.

Não sei se você assistiu a aula completa ou se leu o texto, mas nós falamos sobre o ambiente. Veja esse trecho do texto que está na primeira aula do curso:

O link para documentação, downloads e outros é o http://developer.android.com

Para iniciar com o desenvolvimento do Android, primeiramente baixaremos o Bundle Android para o nosso sistema operacional através da seguinte URI: http://developer.android.com/tools/sdk/eclipse-adt.html

O Bundle vem com:

Software Development Kit do Android (SDK): um conjunto de ferramentas para serem usadas no terminal

Eclipse IDE: Android Developer Tools (ADT): um plugin que permite usar o SDK a partir do Eclipse

No download estará presente a última versão do SDK do Android. Caso você deseje utilizar outras versões (anteriores ou posteriores), basta acessar o menu Window, Android SDK Manager.

Arthur, Eu sei que criei o topico no curso de jsf. Pois vi um preview da aula no fim do curso de jsf. Eu fiz o questionamento porque tenho um conhecimento em Android, e no começo da aula o professor já diz: "com o adt instalado...' Ou seja, quem não conhece ou não sabe o que isso, fica perdido. Tendo em vista que nos cursos que fiz, o conteúdo da aula é identico ao texto, e quem segue apenas os vídeos pode ficar perdido. Acredito que o coerente seria começar instalando o ambiente.

No texto da aula 1 pede pra baixar o bundle, mas eu ja uso o eclipse Kepler, como instalo somente o adt e o sdk android nessa versão?

O SDK você faz o download separado e instala. Já o ADT é um plugin do eclipse, onde você encontra no Eclipse Marketplace (Menu Help / Eclipse Maketplace). O Bundle é mais fácil pois já vem tudo configurado e específico para desenvolver para android.

Vale lembrar que, quanto mais plugins e funcionalidades o eclipse tiver, mais pesado ele ficará exigindo mais processo e memória do seu computador. Na minha opinião, acho melhor separar as coisas.

No meu caso, eu tenho um eclipse com tomcat já configurado com aplicações jsf, hibernate, etc... se ei baixar o bunfle do android, existirá conflitos das versões do eclpse por causa da Workspace ou a versão do bubdle irá construir outra workspace?

solução!

Você pode construir outro workspace, ou usar o mesmo, se quiser usar outro é só apontar para outro workspace na hora de abrir o eclipse.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software