Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Currículo personalizado no canva

Olá, bom dia!

Estou fazendo o curso sobre transição de carreira e, em uma das aulas sobre currículo, foi sugerido criar um currículo personalizado — por exemplo, usando o Canva para deixar o design mais próximo da profissão do candidato.

Isso me deixou bastante confuso, pois já vi alguns profissionais que dão aulas/palestras sobre recrutamento e seleção comentarem que muitas empresas utilizam sistemas de triagem com inteligência artificial, e que esses sistemas não conseguem ler corretamente currículos feitos no Canva.

Inclusive, por esse motivo, há um tempo atrás acabei abandonando meu currículo personalizado e retornei ao modelo tradicional.

A minha pergunta é: esses sistemas de IA realmente não conseguem ler currículos feitos no Canva?
Se isso for verdade, não corremos o risco de perder oportunidades por o currículo ser descartado automaticamente?
Obrigado!

2 respostas
solução!

Oi, Alan! Como vai?

Você trouxe um ponto importante sobre currículos feitos no Canva.
Os sistemas de triagem com IA, conhecidos como ATS (Applicant Tracking System), podem sim ter dificuldade em ler currículos que possuem muitos elementos gráficos ou que são exportados apenas como imagem. Isso acontece porque o ATS precisa identificar o texto puro do documento, e quando esse texto não está estruturado, o sistema pode acabar não reconhecendo as informações.

Para não correr esse risco:

• Sempre exporte em PDF com texto selecionável (não em imagem).
  • Mantenha duas versões:
    • Uma simples e bem organizada, para processos que utilizam ATS.
    • Outra personalizada, com design mais visual, para networking ou entrega direta ao recrutador.
  • Você pode ainda testar seu currículo em ferramentas que simulam a leitura do ATS:

Assim, você garante que o currículo será compatível com sistemas automáticos e, ao mesmo tempo, terá uma versão atraente para se destacar em outras situações.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Olá Rafaela, muito obrigado pelos esclarecimentos e dicas, agora ficou bem mais claro. Muito Obrigado !