Trabalhei em uma empresa que é registrar de domínios .com e vendem serviços de hospedagem de sites. Em uma ocasião, mudaram os IPs dos servidores de DNS e isso causou oscilação de resolução de nomes entre os IPs novos e antigos durante semanas para diversos clientes (mesmo com tls vencido), afetando especialmente o serviço de e-mails, porém o problema afetava apenas uma única empresa destinatária, o problema é que essa empresa é o maior player de hospedagem de sites da américa latina e isso gerou transtornos.
Após quebrar muito a cabeça, descobri através do dig trace e outros parâmetros do dig que havia algum IP antigo registrado em algum lugar, além dos locais onde já havíamos alterado. Foi quando, ao levar para o time que administra os DNS, que descobrimos que o registrar possui um painel de controle onde é necessário informar os IPs dos DNS, e somente a alta gerência possuía este acesso.
Enfim, embora não seja usual no dia a dia de quem não atua com infra estrutura, essa ferramenta é ótima para troubleshooting!