Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Curiosidade MongoDB

Criei com sucesso o banco alurapic e a coleção fotos, inclusive a populei com algumas fotos. Minha dúvida, que é na verdade mais uma curiosidade, é saber onde fisicamente está o arquivo deste banco, ou seja, em qual pasta local.

4 respostas

Olá!

Eu sei que a pasta varia de sistema operacional para sistema operacional. Até onde eu lembro, no linux ele costuma ficar em /data/db. Já no Windows eu não sei. Acho que essa foi a pergunta mais difícil que já me fizeram aqui na alura :)

Tenta achar o arquivo mongod.conf.. Lá deve ter o caminho no qual ele esta salvando no seu sistema operacional.

Flávio, está dentro de C:\data\db.

Eu esperava encontrar um arquivo único que representasse um documento database.

Mas quando fiz um teste e dei insert em uma nova foto, monitorei que os arquivos collection-0-1681628030260228550 e index-1-1681628030260228550 dentro de C:\data\db foram modificados.

Esses arquivos tem extensão "Arquivo WT".

Confesso que fiquei um pouco confuso com essa estrutura de arquivos. Como faria se eu quisesse, por exemplo, exportar o meu documento database?

solução!

Já tentou o mongoexport?

https://docs.mongodb.com/manual/reference/program/mongoexport/

Excelente, Flávio. Não conhecia essa funcionalidade mongoexport e mongoimport, e achei muito útil.

Como não sou da área, vira e mexe tenho essas curiosidades de entender a arquitetura por debaixo dos panos.

Obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software