1
resposta

Cuidados com a Voz

Já faço muitas coisas, mesmo sem conhecimento técnico, e sempre é possível melhorar.

Não fico sem água e priorizo muito meu descanso, ainda trabalho no período noturno, então dormir é essencial, mesmo havendo mais contras que prós.

Não sou de gritar, seja no sentido de falar alto demais além do normal ou não, acredito que isso distância o ouvinte.

Mas já sinto sinto que a atividade noturna exige mais de mim quanto ao controle emocional, já necessito de concluir a conversa rápido, rs.

Adotar alimentação mais saudável tem feito a diferença, sem exageros e evitar os fast foods. rs
Prático o hábito de se ouvir, gosto de me ouvir e perceber se estou pronunciando bem as palavras, um treino muito bom para a articulação da musculatura da fala.

Agora entende como é importante o cuidado com a voz e o que fazer.

1 resposta

Oi, Leandro. Tudo certo?

Você já pratica vários cuidados vocais de forma intuitiva, como manter a hidratação, preservar o descanso, evitar gritar e prestar atenção na própria pronúncia. O hábito de se ouvir é um dos mais valiosos para quem trabalha com comunicação, pois permite identificar ajustes na articulação e no ritmo antes que se tornem padrões difíceis de corrigir. O contexto do trabalho noturno, com mais demanda sobre o controle emocional e a voz, torna esses cuidados ainda mais relevantes.

O fato de você já ter construído esses hábitos sem orientação técnica mostra que há uma consciência natural sobre o próprio instrumento vocal.

Um recurso que pode complementar o que você já faz é o aquecimento vocal antes de períodos de uso intenso da voz. Exercícios simples como zumbir com a boca fechada, fazer vibração de lábios ou soltar o som em escala crescente por dois a três minutos preparam a musculatura e reduzem o esforço durante a fala. Isso ajuda a manter a voz consistente ao longo de turnos mais longos, que é exatamente o desafio do período noturno.

Obrigado por compartilhar sua rotina aqui no fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!