1
resposta

Cuidado ao ensinar o comando migrate:fresh

Querido Vinicius. Gosto muito dos seus cursos e sua didática. Mas vou deixar minha breve crítica, relacionada a aula em que você ensina o comando php artisan migrate:fresh .

Esse é um comando MUITO perigoso. É um comando que dropa todas as tabelas de um banco de dados sem dó nem piedade.

Raramente, quem trabalha com banco de dados sabe disso, esse tipo de comando é utilizado. E quando ensinado é bem destacado o perigo destes tipos de comando que eliminam dados sem poder recuperá-los.

Eu aconselharia, nesta aula, frisar muito bem que este comando tem que ser utilizado com MUITA CAUTELA.

Eu entendo que no seu curso, você usa um Banco de Dados simples, com apenas três tabelinhas recém criadas. Mas outras pessoas podem replicar em bancos reais, grandes e cheias de tabela, mesmo em um ambiente de desenvolvimento, causando graves prejuízos. O comando php artisan migrate:refresh faz muito mais sentido, pois ele vai resetar as tabelas migradas pelo Laravel e não vai deletar todas as tabelas de um banco de dados, incluindo tabelas que não têm absolutamente nada a ver com as que o desenvolvedor possa estar usando em seu projeto Laravel.

Fica aqui apenas o aviso.

Grato.

1 resposta

Oi, Michael! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

Agradeço por compartilhar sua opinião e preocupação em relação ao comando php artisan migrate:fresh. De fato, é sempre importante destacar os pontos de atenção e cuidado ao utilizar determinadas funcionalidades, principalmente quando se trata de alterações em bancos de dados.

Compreendo sua preocupação em relação ao risco de deletar todas as tabelas de um banco de dados, inclusive aquelas que não estão relacionadas ao projeto Laravel em questão, precisamos realmente ter cautela ao utilizar esse comando, principalmente em ambientes de produção ou com bancos de dados complexos.

Somado a isso, obrigada por compartilhar como alternativa ao problema o comando php artisan migrate:refresh, para reverter as migrações realizadas pelo Laravel. Seu feedback é muito importante para a nossa comunidade e aprimoramento dos nossos conteúdos!

Ademais, caso haja alguma dúvida em relação a algum conteúdo do curso, sinta-se a vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software