1
resposta

Cubos e desnormalização das bases - Aula 05

boa tarde, pessoal!

na aula 5 foi apresentado o problema dos rateios, e a solução indicada foi a desnormalização das bases, gerando uma "nova" Fact Table completa, com todos os valores rateados. até aí tudo ok.

minha dúvida surge no fim da aula: geramos um cubo "completo", cuja origem é essa nova fact table. tenho a impressão que isso não corrige o problema dos rateios nos cubos de VENDAS, CUSTOS e PRESIDÊNCIA, correto?

fiquei confuso sobre esse ponto, pois creio que deveríamos "re-criar" os três cubos, de maneira que a fonte de dados deles seja a "Fato Completa".

obrigado!

1 resposta

Oi Murilo! Como vai?

Acredito que você poderia fazer isso sim, recriar os três cubos a partir dessa fato completa. Mas lembre-se que precisará deles para fazer a carga do cubo completo na aula seguinte.

Como nosso exemplo é didático, até onde me recordo, a partir desse momento o professor passa a usar apenas o cubo completo para os cursos seguintes, resolvendo então o problema dos rateios.

Obrigada e Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software