Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Cubo Vendas - Medida Calculada usando funções ou modelos.

Ola, tudo bem?

Observei que podemos usar nas medidas calculadas dos Cubos as ferramentas de cálculos: Funções e Modelos além de Metadados.

Poderia citar um exemplo de expressão para calcular a média móvel da quantidade vendida do cubo vendas?

Na janela Ferramenta de Cálculos => Modelos=>Série Temporal=>Média Móvel.

Obrigado!! Huender

6 respostas

Fala ai Huender, tudo bem ?

Não entendi muito bem o que precisa cara, consegue ajudar ?

Opa meu líder tudo joia? Na verdade eu até já consegui fazer. Minha dúvida era como criar uma nova medida calculada mdx no cubo que me retornasse a MEDIA MOVEL DA QUANTIDADE VENDIDA. Consegui usando a função AVG E LAG. Deu certinho. Outra dúvida que tenho que ainda não foi respondida é a respeito de uma API JAVA que acessa esse banco OLAP. Andei sondando a OLAP4J. Mas não sei se é a mais indicada e não encontrei material bom pra estudar. Se puder me ajudar te agradeço muito , irmão!!!

Obrigado!!

Olá!

Vou redirecionar sua dúvida para o instrutor.

ok, Obrigado!! ;)

solução!

O acesso a um cubo OLAP Microsoft pode ser feito por XMLA usando protocolo SOAP, ou seja, web services.

Não é foco deste treinamento o acesso do OLAP por linguagens de programação.

Mas, pelo que ví, o OLAPJ4 é uma boa possibilidade. Nunca usei mas pelo que vi na internet é o que o pessoal sugere.

Um exemplo de como usá-lo.

http://www.matthewgodding.com/articles/2010/2/27/getting-data-from-sql-analysis-services-using-java-and-olap4.html

Att

Victorino.

Ok, Muito Obrigado!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software