Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

CTOOLs - Pentaho Server 9

Fiz a instalação do pentaho serve 9 e acompanho o vídeo da aula 'Certificando a instalação do CTOOLS' vi que dentro do marketplace, não tem esses puglins para download. Pesquisei e também não achei na web o link para download e instalação.

Outra questão, é sobre como faria a conexão com banco de dados firebird?

10 respostas

Oii Amaro, tudo bom?

Compartilha comigo a página onde deveria estar o Ctools por favor? Geralmente, vem instalado automaticamente. Se caso não tiver, sugiro que siga o curso com o Pentaho 8.2.

Para conectar com o Firebird, o driver já vem ao baixar o Pentaho. Eu nunca consegui fazer a conexão pelo JNDI, então terá que ser feito pelo JDBC. Esse artigo pode te ajudar: Pentaho com Firebird.

Me avise qualquer coisa, estou por aqui :)

Maria, bom dia!

Observei essa resposta em um outro fórum aqui na Alura.

"No Pentaho 9 não aparecem os plugins CDE, CDA, CGG e CDF no Marketplace. No entanto, já estão instalados e o CDE aparece no 'create new' do Pentaho Server."

Pelo que entendi, então vem tudo já instalado?

Não consigo enviar imagem por aqui. Mas ao acessar http://localhost:8089/pentaho/Home ir no menu marketplace - installade não aparece nada. Somente o CDE, conforme foi mencionado.

Oi Amaro, bom dia :)

Desculpa em demorar para retornar.

Sim, isso mesmo, já vem instalado. Se tiver algum problema ao rodar o restante do curso, me fale.

Sobre a conexão com o Firebird, conseguiu testar?

Ahh, para mandar imagens aqui, você pode upar no Imgur e enviar o link aqui. Desculpe-me não ter instruído antes.

Me avise qualquer coisa :)

Maria, boa noite!

Segui o artigo disponibilizado no link Pentaho com Firebird, entretanto quando termino a configuração, para realizar a conexão com o firebird, não aparece o mesmo para ser realizada a conexão. Conforme pode ser visto no link.

https://imgur.com/a/XCtYSXX

Maria, boa tarde.

A mensagem anterior é relacionado ao pentaho server, visto que no PDI consegui realizar a conexão.

Oii Amaro,

Cara me perdoa demais, eu não tinha visto que você tinha respondido o tópico, de verdade, perdão.

Ali no Pentaho-Server, pode ser utilizado o Generic Database mesmo.

Me avisa qualquer coisa :)

Maria, boa noite!

Desculpe a demora do retorno.

Vim fazer a conexão do PDI para realizar a aula de ETL. Estou usando um banco de dados firebird. Como pode ser visto na primeira imagem, o teste de conexão está ok, entretanto não tenho conseguido realizar a conexão, como pode ser visto na segunda imagem. O que pode estar acontecendo?

https://imgur.com/a/rJ07Muo

Oi Amaro,

Nunca me deparei com esse erro e fui pesquisar. Pelo que encontrei na maioria, o erro quer dizer o seguinte:

"A biblioteca de recursos do Kettle não está conectada, confirme se a biblioteca de recursos está normal, se você usar armazenamento de banco de dados, geralmente verifique se a conexão com o banco de dados está normal e o serviço está normal."

Talvez os drivers não estão na pasta correta, ou algo assim. Dá uma olhada.

Me avisa qualquer coisa.

Maria, boa noite!

Parei para averiguar as configurações que fiz no Kettle e no jdbc.properties. Segue abaixo.

Kettle

diretorio=c:\\Victor\\B_DADOS\\
banco=DBESTUDO.GDB

jdbc.properties

DBESTUDO/type=org.firebirdsql.pool.FBWrappingDataSource
DBESTUDO/driver=org.firebirdsql.jdbc.FBDriver
DBESTUDO/url=jdbc:firebirdsql://localhost:3050/c:/Victor/B_DADOS/DBESTUDO.GDB
DBESTUDO/user=SYSDBA
DBESTUDO/password=masterkey

Dentro do lib do data-integration coloquei o drive jaybird-full-2.2.15

solução!

Oi Amaro,

Está correto, até onde eu tenha conhecimento.

Você tentou realizar a conexão pelo JNDI?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software