Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

28
respostas

css não funciona!

28 respostas

o normal seria a fonte estar cinza e o texto estar alinhado e não esta!

Oi, Geovane, tudo bem?

Os prints fazem parte de algum curso especifico? Você poderia colocar os arquivos aqui, copiando e colando, ou seria melhor ainda, no github. Fica mais fácil a vizualização :}

faz parte sim laís do curso de html e css do pedro marins!

eu não consigo mandar o arquivo!

como faz?

o meu computador é macbook será que é isso? porque o instrutor usa um windows!

Oi, Geovane, tudo bem?

Então, vamos por partes. O interessante é você por o código na íntegra, assim ficará mais vísivel para nos vermos o que está ocorrendo com o código e te ajudar.

Como você pode fazer isso? Copie o código que você está fazendo, clique em Inserir código (na parte superior dessa caixa de texto) e Cole ele pra dentro do espaço indicado. Isso irá facilitar bastante o entendendimento do problema com o CSS.

Sobre o fato de você usar um Mac não é um fator que influencie o css funcionar ou não. Aguardamos :}

Você disse parte superior dessa caixa de texto , quiz dizer do sublime text??

E vc falou dentro do espaço indicado onde é?

O geito que eu consegui mandar é esse!

não achei nenhum inserir código aqui.

tem como explicar melhor?

Geovane, tudo bem? Da mesma forma que você fez para compartilhar as imagens, você poderia fazer com o código. Compacta todo o seu projeto em um arquivo zip (todos os arquivos html e css, etc.) e compartilha ele no Google Drive do mesmo jeito que fez com as imagens, assim a gente pode baixar o arquivo, testar o código e te ajudar de forma mais direta.

Pode fazer isso por favor?

compartilhar eu sei o que eu não sei e compactar nem copiar e colar codigo ja tentei e não deu!

o geito que consegui foi esse!

não é o codigo mais foi o que eu consegui!

Oi, Geovane, tudo bem?

Que bom que conseguiu compartilhar :}

O problema do CSS não funcionar foi que o arquivo style.css não foi chamado no arquivo html, o index.html. O seu head precisa conter uma tag link passando o caminho do arquivo CSS, como eles estão na mesma pasta, fica assim:

<head>
        <meta charset="utf-8">
        <link rel="stylesheet" href="style.css">
        <title>barbearia alura</title>
    </head>

É essa linha <link rel="stylesheet" href="style.css"> que recebe o arquivo css, assim, os estilos vão ser adicionados ao seu projeto. O componente href fica responsável passar o caminho e o nome do arquivo em questão, que no caso é o style.css. Já o rel estabele a relação entre o documento que irá ser recebido no index.html e o tipo dele, que no caso, é stylesheet que indica ser um arquivo CSS. Testa e me fala se deu certo!

não é isso isso eu fiz!

eu acho que o navegador não esta encontrando esse codigo!

quando eu eu peço pra exibir o codigo fonte fala arquivo não encontrado!

o do index html exibe mais o do style css não!

Oi Geovane, tudo bem? Posso te fazer um pedido? Tenta mandar uma mensagem só por vez com tudo que tem pra informar e responder. Fica difícil de acompanhar o problema com várias pequenas mensagens consecutivas separadas. Podemos fazer assim? Continuando... Só detalhando um pouco do que a Laís já disse.

Olha, baixei seus arquivos e seu html está exatamente assim:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <meta charset="utf-8" />
  </head>
  <body>
    <h1>Sobre a Barbearia Alura</h1>

<p>
      Localizada no coração da cidade a Barbearia Alura traz para o mercado o
      que há de melhor para o seu cabelo e barba. Fundada em 2019, a Barbearia
      Alura já é destaque na cidade e conquista novos clientes a cada dia.
    </p>

<p>
      Nossa missão é: "Proporcionar auto-estima e qualidade de vida aos
      clientes".
    </p>

<p>
      Oferecemos profissionais experientes e antenados às mudanças no mundo da
      moda. O atendimento possui padrão de excelência e agilidade, garantindo
      qualidade e satisfação dos nossos clientes.
    </p>
  </body>
</html>

E seu CSS assim:

p{
    text-align: center;
}
body{
    background: #cccccc;
}

Considerando que os dois arquivos estão na mesma pasta. A seguinte linha deve ser adicionada ao head do seu html:

<link rel="stylesheet" href="style.css" />

Assim o navegador vai saber que precisa aplicar os estilos desse arquivo na página.

O seu HTML no final, vai ficar exatamente assim:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
  <head>
    <meta charset="utf-8" />

<link rel="stylesheet" href="style.css" />

</head>
  <body>
    <h1>Sobre a Barbearia Alura</h1>

<p>
      Localizada no coração da cidade a Barbearia Alura traz para o mercado o
      que há de melhor para o seu cabelo e barba. Fundada em 2019, a Barbearia
      Alura já é destaque na cidade e conquista novos clientes a cada dia.
    </p>

<p>
      Nossa missão é: "Proporcionar auto-estima e qualidade de vida aos
      clientes".
    </p>

<p>
      Oferecemos profissionais experientes e antenados às mudanças no mundo da
      moda. O atendimento possui padrão de excelência e agilidade, garantindo
      qualidade e satisfação dos nossos clientes.
    </p>
  </body>
</html>

Pronto, dai, salvei o arquivo HTML, dei dois cliques para abrir o arquivo no navegador e ele abriu com os estilos certinhos.

Então, verifica se tá assim mesmo o código, se tá salvando o html certinho na mesma pasta do arquivo css. Confere se os dois arquivos estão salvos e tenta abrir o HTML.

Wanderson vc viu o print que eu mandei? Acho que vcs não estão prestando atenção, meu código está do geito que vc e a Laís mandou, n é isso que está acontecendo com meu código!

Oi Geovane, vi as imagens sim, por isso pedi para que verificasse se os arquivos estão na mesma máquina, etc. Façamos o seguinte, o que você acha de fazermos uma video-chamada para que eu possa ver exatamente seus arquivos na sua máquina?

Me manda um e-mail em wanderson.sabino@caelum.com.br com o dia e horário que gostaria de fazer, pra gente investigar mais de perto o que está acontecendo. Usaremos Google Hangouts (se tiver gmail), na hora, te mandarei um link por e-mail para que entre na call e a gente possa falar.

O que acha? Fico no aguardo do e-mail.

ja mandei mensagem no seu email lá viu?