2
respostas

CSS Module x Import

Olá pessoal,

Muito interessante a ideia de criar um arquivo scss por módulo. É uma organização bem interessante. Entretanto, veio uma dúvida. Imagino que na compilação vai ser gerado um CSS para cada SCSS e depois isto é juntado em um "pacotão".

Bom, imaginando que temos import dentro do SCSS frequentemente usado, como as variáveis. Ter vários arquivos arquivos SCSS independentes, importando as variáveis por exemplo, não fará com que este conteúdo seja replicado diversas vezes no "pacotão"?

Estou pensando fazer cada módulo iniciado por "_", e ter um único scss importando todos os módulos. Isto seria uma boa abordagem?

Obrigado,

2 respostas

Oii, Reinaldo! Tudo bem?

Fico feliz em saber que está gostando do curso!

Reinaldo, ao usar CSS Modules cada arquivo SCSS é compilado em um arquivo CSS separado. Mas, o conteúdo duplicado não é um problema, pois o webpack, ou outra ferramenta que esteja usando, otimiza o processo de compilação e remove qualquer duplicação de código.

Quanto a sua segunda perguntar, essa prática é bem comum e pode ser usada, sim. Isso permite que você tenha um ponto central de importação para todas as variáveis e outros recursos compartilhados entre os módulos.

Para exemplificar esse contexto, imagine que você tenha um arquivo chamado variables.scss com todas as suas variáveis e pode importá-lo em cada módulo que precisar dessas variáveis. O webpack garantirá que o conteúdo do arquivo variables.scss não seja duplicado no "pacotão" final.

Então, Reinaldo, está tudo bem usar importações em vários arquivos SCSS. O processo de compilação cuidará da otimização e garantirá que o código duplicado seja removido.

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos, Reinaldo!

Entendi.

Obrigado,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software