Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

CSS guidelines

TL;DR: desde que meu código seja funcional, qual o impacto de usar guidelines apenas como base somado com alguns aspectos puramente visuais (para melhor legibilidade e manutenção)?

Bom dia pessoal

Comecei a reparar na forma com que os professores estruturam o código e decidi me aprofundar um pouco nisso, acabei por descobrir as tais guidelines.

Pelo que eu entendi, uma guideline é uma espécie de "boas práticas" ao escrever um código, prezando pela legibilidade e manutenção a longo prazo.

Existem diversas guidelines, alguns devs até disponibilizam (no github) a que eles utilizam e/ou acham melhor.

Por exemplo, nos arquivos deste curso, com o professor Sérgio, algumas partes do código CSS estão literalmente em cascata. Eu achei lindo! Você bate o olho e já sabe, quase que por osmose, quem tá mexendo no quê.

Me lembro também das aulas de Regex em JS, com o professor Nico, na qual ele deixa os assignments alinhados verticalmente, tornando o código muito, mas muito mais legível.

Dado tudo isso, tenho algumas dúvidas. Se alguém puder me esclarecer ficarei muito grato!

  1. Seria correto seguir uma guideline apenas "como base" na hora de codar, invés de seguir "à risca", como se a fosse verdade absoluta? Por exemplo, gostei muito dessa aqui codeguide.

  2. Também descobri sobre arquiteturas de CSS (como a BEM, que pelo visto é exigida em alguns cargos). Quais são as diferenças entre guideline e arquitetura?

Ah, e sobre os códigos que citei nos exemplos acima:

Esse seria um "CSS em cascata", que por sinal soa muito redundante, existe um nome certo pra essa organização de código?

.user-info{
    display: flex;
    flex-direction: column;
    align-items: center;

    font-family: sans-serif;
    background-color: #E2C69D;
}
    .user-info label{
        padding: 10px;
        font-size: 1.5em;        
        color: white;
    }

No caso, além de "estar em cascata", agrupei as propriedades mais ou menos pela ordem de declaração do codeguide. É isso que quis dizer com "seguir um guideline como base". Os princípios que separam as propriedades se mantém, mas não necessariamente a ordem que foi aplicada.

E esse é o "assigment com alinhamento vertical" no JS. Espero que apareça bonitinho no post final.

    street.value               =    data.logradouro;
    neighborhood.value         =    data.bairro;
    city.value                 =    data.localidade;
    state.value                =    data.uf;

Desculpem pelo post gigantesco, é a primeira vez que posto aqui. Obrigado!!!

1 resposta
solução!

Oi Nicoulau, tudo bem?

Impacto nenhum. eu gostava bastante desse Guidelines aqui por julgar fazer bastante sentido no meu contexto na época.

Hoje o pessoal separa mais baseando-se em BEM.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!