Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

CSFR AULA 01

Boa noite, posso estar sendo leigo, mas nessa aula sobre a troca de password por meio do link me gerou uma dúvida, a pessoa que está atacando envia o link com o "current password" e o "new password" sendo que a pessoa que está atacando não teria a senha da pessoa. E caso o atacante saiba a senha da pessoa, não tem porque ele enviar isso por meio de um link, sendo que ele mesmo poderia alterar essa senha. Está certo ou eu entendi errado?

1 resposta
solução!

Olá Ronaldo, tudo bem?

Nesse caso em que o atacante envia a url com os parâmetros current password e new password, a ideia do atacante não seria fazer login, mas sim fazer com que o usuário perca o acesso ao email quando altera a senha ao acessar o link.

Mas o ataque também pode ser utilizado para outros objetivos, como por exemplo, nesse site da PortSwigger é citado um exemplo de alteração de email:

Representação de um atacante que envia a seguinte url para vítima "https://vulnerable-website.com/email/change?email=pwned@evil-user.net", que em seguida, tem o email trocado.

Nele o atacante não necessariamente sabe a senha o usuário, mas conseguiu trocar o email e tirar o acesso do próprio dono do email.

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!