Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Cronologia dos grupos de processo

No princípio das aulas, meu entendimento sobre a sequência, ou a cronologia dos grupos de processo aconteciam na sequência em que os grupos são apresentados. Porém, ao assistir a aula sobre o grupo de processos de monitoramento e controle, minha percepção em relação a isso mudou. Me parece agora que os grupos de iniciação, execução e encerramento acontecem nessa ordem, porém os de planejamento e monitoramento e controle acontecem durante todo o projeto, desde a iniciação até o encerramento, de maneira paralela. Este pensamento está correto?

2 respostas

Olá Bruno, tudo bem? Como você disse, os processos de monitoramento e controle ocorrem durante todo o projeto.

Conforme imagem acima, a ordem é: iniciação > planejamento <> execução > encerramento.

Abraço!

solução!

Essa imagem realmente é bem didática para projeto de fase única, porém, há outros exemplos, como Projetos de Múltiplas Fases e Projetos de Fases Sobrepostas. Conforme PMBOK: "Nos projetos com mais de uma fase, pode haver relações diferentes (de sobreposição, sequenciais, paralelas) entre fases individuais. Considerações como, por exemplo, o nível de controle necessário, a eficácia e o grau de incerteza determinam a relação a ser aplicada entre as fases. Com base nessas considerações, ambas as relações podem ocorrer entre diferentes fases de um único projeto."