Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Cronograma e documentação

Não vi citação neste curso sobre cronograma ou documentação. Adota-se cronograma para o projeto? Se sim, para o projeto como um todo e para cada time-box? Adota-se um padrão de documentação para o sistema (por exemplo, UML) que está se desenvolvendo? Se sim, os desenvolvedores, em paralelo com o desenvolvimento da Sprint, atuam na confecção da documentação?

1 resposta
solução!

Oi Mario,

não é costume trabalhar com um cronograma tradicional no Scrum. Dentro dele, trabalhamos com a cadência nos Sprints, o que quer dizer que, se houver algum tipo de previsão mais longa do projeto, ela será baseada em Sprints.

De toda forma, é realmente importante lembrar que dentro de métodos ágeis, nós preferimos Responder a mudanças mais que seguir um plano então, ainda que você decida ter um cronograma, tenha a certeza de que ele vai mudar.

Com relação à documentação, cada time pode escolher a melhor forma para si -- o Scrum não dita ou recomenda nada a esse respeito. Mas, novamente voltando ao Manifesto Ágil, nós preferimos Software em funcionamento mais que documentação abrangente, então sempre que podemos evitar fazer aquela documentação que fica rapidamente desatualizada, evitamos.

A respeito de documentação dentro de métodos ágeis, recomendo dar uma lida nessa minha resposta de outro tópico: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-qual-o-papel-da-documentacao-de-software-quando-uma-metodologia-agil-e-aplicada-em-um-projeto-23008#533105

[]s

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software