1
resposta

Cronograma de estudos - Taxonomia de Bloom

De acordo com meu perfil:

Conforme foi identificado nos resultados dos testes que o ChatGPT me propôs eu sou uma pessoa com um perfil fortemente "analítico, estruturado e reflexivo", mas que aplico um foco exagerado em acumular conteúdo teórico realizando diversos cursos e me aprofundando em materiais informativos sem dedicar 70% do meu tempo disponível para a prática.

Considerando os diferentes níveis da Taxonomia de Bloom: "memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar", o ChatGPT identificou estratégias de estudo correspondentes a cada nível relacionado com meu perfil e propôs um cronograma de estudos com atividades distribuídas conforme os diferentes níveis da Taxonomia de Bloom para que eu possa aplicar na minha aprendizagem.

Pedi a ChatGPT para priorizar as áreas em que eu preciso de aprimorar, de acordo com o meu perfil, o resultado foi este:

O cronograma de estudos foi desenvolvido com base na Taxonomia de Bloom e adaptado ao meu perfil analítico, estruturado e reflexivo. O objetivo principal desse cronograma é equilibrar teoria e prática, fortalecendo especialmente os níveis “aplicar” e “criar”, já que possuo tendência natural para dedicar mais tempo à compreensão teórica.

A distribuição recomendada do tempo, segundo a Taxonomia de Bloom, prioriza:

Nível da Taxonomia Percentual

Column 1Column 2
Memorizar10%
Compreender20%
Aplicar35%
Analisar15%
Avaliar10%
Criar10%

Minha rotina semanal deve ser organizada com atividades específicas para cada nível cognitivo.

Na segunda-feira:
O foco é memorizar e compreender o conteúdo por meio de resumos, mapas mentais, leitura estruturada e técnica Feynman.

Na terça-feira:
O foco deve ser passar para aplicação prática com exercícios guiados, mini projetos e prática incremental.

A quarta-feira:
Combina aplicação e análise, incluindo debugging, comparação de soluções e decomposição de problemas.

Na quinta-feira:
O objetivo é desenvolver avaliação crítica através de revisão de código, feedback estruturado e otimização de soluções.

Na sexta-feira:
O foco é criação, com desenvolvimento de projetos autorais e resolução de problemas reais em pequena escala.

O sábado:
Funciona como consolidação integrada, reunindo todos os níveis da Taxonomia em revisões, melhorias práticas e expansão de projetos.

Já o domingo:
É reservado para revisão reflexiva, organização das anotações e planejamento da próxima semana.

O cronograma proposto pelo ChatGPT também recomenda estratégias alinhadas ao meu perfil, como uso de roadmaps, checklists, mapas mentais, prática guiada e decomposição de problemas em etapas menores. A principal finalidade do plano de estudo é reduzir o excesso de consumo teórico de conteúdo e aumentar a consolidação prática do conhecimento através de execução estruturada e progressiva.

1 resposta

Olá, Aristóteles! Como vai?

Que organização fantástica! Você utilizou a Taxonomia de Bloom de uma forma muito estratégica para "hackear" o seu próprio perfil. É muito comum que perfis analíticos e reflexivos caiam na armadilha da "paralisia pela análise" ou no acúmulo excessivo de teoria (o famoso input infinito), e o seu cronograma ataca exatamente a raiz desse problema.

Gostaria de destacar alguns pontos técnicos do seu plano que são brilhantes para o seu desenvolvimento:

• A Inversão da Pirâmide: Ao dedicar 35% do tempo para "Aplicar", você está forçando o seu cérebro a sair da zona de conforto da compreensão passiva. Na Taxonomia de Bloom, os níveis superiores (Analisar, Avaliar e Criar) dependem de uma base sólida de aplicação.
  • Técnica Feynman na Segunda-feira: Usar essa técnica logo no início é excelente. Ela serve como uma "ponte": se você não consegue explicar o conceito de forma simples, significa que a Compreensão ainda tem lacunas, o que impedirá a Aplicação na terça-feira.
  • Sábado como Consolidação Integrada: Este é o "pulo do gato". Na pedagogia, chamamos isso de Aprendizagem Holística. É o momento em que você deixa de ver os níveis de Bloom como gavetas separadas e percebe como a teoria alimenta a criação.

Dicas para potencializar seu cronograma:

• O "Gatilho" da Prática: Como você tem tendência a acumular teoria, estabeleça uma regra: para cada 30 minutos de leitura na segunda-feira, você deve gerar um pequeno código ou exemplo prático na terça. Não se permita avançar no conteúdo se a cota de prática não for batida.
  • Avaliação (Quinta-feira): Já que você é analítico, use a quinta-feira para analisar códigos ou projetos de outras pessoas (no GitHub, por exemplo). Tentar entender por que outra pessoa tomou uma decisão de design é um exercício de Avaliação e Análise poderosíssimo.
  • Métricas de Progresso: Adicione ao seu domingo uma pergunta reflexiva: "O que eu CONSTRUÍ esta semana que não existia na segunda-feira?". Se a resposta for apenas "li 3 capítulos", você saberá que precisa ajustar o foco na prática.

Seu plano está muito bem fundamentado. O uso da IA para estruturar esse roadmap personalizado mostra que você já está no nível de Criar estratégias para o seu próprio crescimento!

Como você pretende medir se está realmente atingindo os 70% de prática ao longo das semanas?