De acordo com meu perfil:
Conforme foi identificado nos resultados dos testes que o ChatGPT me propôs eu sou uma pessoa com um perfil fortemente "analítico, estruturado e reflexivo", mas que aplico um foco exagerado em acumular conteúdo teórico realizando diversos cursos e me aprofundando em materiais informativos sem dedicar 70% do meu tempo disponível para a prática.
Considerando os diferentes níveis da Taxonomia de Bloom: "memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar", o ChatGPT identificou estratégias de estudo correspondentes a cada nível relacionado com meu perfil e propôs um cronograma de estudos com atividades distribuídas conforme os diferentes níveis da Taxonomia de Bloom para que eu possa aplicar na minha aprendizagem.
Pedi a ChatGPT para priorizar as áreas em que eu preciso de aprimorar, de acordo com o meu perfil, o resultado foi este:
O cronograma de estudos foi desenvolvido com base na Taxonomia de Bloom e adaptado ao meu perfil analítico, estruturado e reflexivo. O objetivo principal desse cronograma é equilibrar teoria e prática, fortalecendo especialmente os níveis “aplicar” e “criar”, já que possuo tendência natural para dedicar mais tempo à compreensão teórica.
A distribuição recomendada do tempo, segundo a Taxonomia de Bloom, prioriza:
Nível da Taxonomia Percentual
| Column 1 | Column 2 |
|---|---|
| Memorizar | 10% |
| Compreender | 20% |
| Aplicar | 35% |
| Analisar | 15% |
| Avaliar | 10% |
| Criar | 10% |
Minha rotina semanal deve ser organizada com atividades específicas para cada nível cognitivo.
Na segunda-feira:
O foco é memorizar e compreender o conteúdo por meio de resumos, mapas mentais, leitura estruturada e técnica Feynman.
Na terça-feira:
O foco deve ser passar para aplicação prática com exercícios guiados, mini projetos e prática incremental.
A quarta-feira:
Combina aplicação e análise, incluindo debugging, comparação de soluções e decomposição de problemas.
Na quinta-feira:
O objetivo é desenvolver avaliação crítica através de revisão de código, feedback estruturado e otimização de soluções.
Na sexta-feira:
O foco é criação, com desenvolvimento de projetos autorais e resolução de problemas reais em pequena escala.
O sábado:
Funciona como consolidação integrada, reunindo todos os níveis da Taxonomia em revisões, melhorias práticas e expansão de projetos.
Já o domingo:
É reservado para revisão reflexiva, organização das anotações e planejamento da próxima semana.
O cronograma proposto pelo ChatGPT também recomenda estratégias alinhadas ao meu perfil, como uso de roadmaps, checklists, mapas mentais, prática guiada e decomposição de problemas em etapas menores. A principal finalidade do plano de estudo é reduzir o excesso de consumo teórico de conteúdo e aumentar a consolidação prática do conhecimento através de execução estruturada e progressiva.