1
resposta

Cronograma de estudos realizado com Grok

Utilizei o ChatGPT para desenvolver um cronograma de estudos personalizado com base na Taxonomia de Bloom, considerando meu objetivo atual de fortalecer meus conhecimentos em programação Python, com foco em estruturas de dados e algoritmos, para me preparar melhor para entrevistas técnicas e projetos reais.O cronograma foi construído de forma progressiva, seguindo os seis níveis da Taxonomia de Bloom: memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Comecei reservando tempo para a memorização de conceitos fundamentais, sintaxe e estruturas. Em seguida, foquei na compreensão através de explicações e conexões entre os temas. Depois avancei para a aplicação prática, análise de códigos, avaliação crítica de soluções e, por fim, a criação de projetos próprios.Dessa forma, o cronograma equilibra teoria e prática, promovendo um aprendizado mais profundo, autônomo e alinhado aos princípios da heutagogia.Cronograma Semanal de EstudosDia
Nível da Taxonomia
Atividade
Tempo
Segunda-feira
Memorizar
Flashcards e revisão de conceitos básicos, estruturas de dados e algoritmos
1h30
Terça-feira
Compreender
Videoaulas, resumos e mapas mentais sobre listas, dicionários, árvores e grafos
2h
Quarta-feira
Aplicar
Exercícios práticos no LeetCode e HackerRank (problemas fáceis e médios)
2h
Quinta-feira
Analisar
Análise de códigos de soluções otimizadas e comparação de diferentes abordagens
1h45
Sexta-feira
Avaliar
Avaliação crítica de meu próprio código + revisão de boas práticas e complexidade
1h30
Sábado
Criar
Desenvolvimento de projetos práticos (ex: sistema de gerenciamento ou algoritmo personalizado)
3h
Domingo
Revisão Geral
Revisão semanal, ajuste do plano e resolução de dúvidas pendentes
1h

Roadmap de AprendizagemMemorizar (Curto Prazo) Revisar conceitos básicos de Python (listas, tuplas, dicionários, sets).
Memorizar a sintaxe de estruturas de dados e algoritmos de ordenação e busca.
Fazer flashcards com notações Big O.
Revisar métodos e bibliotecas mais utilizadas (collections, heapq, bisect).

Compreender (Médio Prazo) Explicar com minhas próprias palavras como funciona cada estrutura de dados e algoritmo.
Criar mapas mentais relacionando estruturas de dados com seus casos de uso reais.
Assistir e resumir explicações sobre recursão, programação dinâmica e grafos.
Relacionar os conceitos com problemas do dia a dia.

Aplicar / Analisar / Avaliar / Criar (Longo Prazo) Resolver pelo menos 5 exercícios por semana no LeetCode (níveis fácil e médio).
Realizar análises comparativas entre soluções (tempo e espaço).
Avaliar a qualidade e eficiência do meu código.
Desenvolver projetos completos: sistema de recomendação simples, gerenciador de tarefas com grafos ou simulador de fila de atendimento.
Criar um portfólio com os projetos e documentar as decisões técnicas.

Esse cronograma me ajuda a progredir de forma estruturada, evitando estudar apenas de maneira aleatória. Estou bastante satisfeito com o resultado e pretendo ajustar semanalmente conforme meu progresso.

1 resposta

Olá, Lucas. Como vai?

Parabéns pela excelente iniciativa de integrar a Taxonomia de Bloom ao seu planejamento! Ao utilizar essa estrutura, você transforma seu estudo em um processo de construção de conhecimento sólido, saindo da camada superficial da memorização e atingindo a camada da criação, que é onde o verdadeiro domínio técnico acontece.

O uso do Grok (ou ChatGPT) para organizar esse fluxo demonstra uma ótima aplicação de IA para a heutagogia (aprendizagem autodirigida). Seu cronograma está muito bem equilibrado, especialmente por reservar um tempo considerável para a análise de soluções otimizadas e avaliação crítica.

Para potencializar ainda mais esse cronograma focado em Python e algoritmos, deixo algumas sugestões técnicas:

• Análise de Complexidade (Quinta-feira): No nível de Analisar, foque intensamente na Notação Big O ($O(n)$, $O(\log n)$, etc.). Tente comparar por que um dicionário ($O(1)$ para busca) é preferível a uma lista ($O(n)$ para busca) em determinados cenários. Isso é o que mais diferencia candidatos em entrevistas técnicas.
  • A Avaliação e o Código Limpo (Sexta-feira): No nível de Avaliar, além da eficiência, utilize ferramentas como o pylint ou o flake8 no seu código. Avalie se o seu código segue a PEP 8 (o guia de estilo do Python). A legibilidade é tão importante quanto a performance em projetos reais.
  • Projetos com Propósito (Sábado): No nível de Criar, como você mencionou sistemas com grafos ou filas, tente implementar essas estruturas "na mão" antes de usar bibliotecas prontas. Criar uma classe LinkedList ou BinaryTree do zero é um exercício clássico que consolida todo o conhecimento dos dias anteriores.
# Exemplo de desafio para o nível 'Criar':
# Implemente sua própria estrutura de Fila (Queue) usando apenas listas
class MinhaFila:
    def __init__(self):
        self.itens = []
    def enfileirar(self, item):
        self.itens.append(item)
    def desenfileirar(self):
        return self.itens.pop(0) if not self.esta_vazia() else None
    def esta_vazia(self):
        return len(self.itens) == 0

Seu plano está muito maduro e profissional. Manter a disciplina de documentar suas decisões técnicas no GitHub, como você planejou, será o seu maior diferencial competitivo.

Espero que possa ter lhe ajudado!