Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

cronograma de estudos personalizado para mim

Durante esta atividade, aprendi que a Taxonomia de Bloom pode ajudar muito na organização dos estudos e também no desenvolvimento profissional. Ao pesquisar os seis níveis — memorizar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar — percebi que aprender não significa apenas decorar conteúdos, mas também saber colocar em prática, refletir sobre situações reais e criar soluções.

Descobri também que meu estilo de aprendizagem é mais prático, visual e objetivo. Aprendo melhor com exemplos reais, simulações, repetição guiada e atividades “mão na massa”. Por isso, organizei meu cronograma de estudos utilizando estratégias mais dinâmicas, como checklists, estudos de caso, treinamentos rápidos, simulações e criação de materiais práticos.

A parte mais interessante foi perceber que posso usar essas estratégias não apenas para meu aprendizado, mas também para treinar equipes de atendimento de forma mais eficiente. Pretendo aplicar métodos mais objetivos e práticos, utilizando demonstrações, feedback imediato e simulações reais para melhorar a comunicação, a empatia e a agilidade no atendimento.

Essa atividade me ajudou a entender que cada pessoa aprende de uma forma diferente e que adaptar o método de estudo pode melhorar muito a retenção do conhecimento e os resultados no dia a dia.

print("--- MEU DIARIO DE ESTUDOS ADS: TAXONOMIA DE BLOOM ---\n")

print("Selecione o dia de hoje para ver sua meta:")
print("1 - Segunda-feira (Teoria)")
print("2 - Terça-feira (Fixação)")
print("3 - Quarta-feira (Laboratório Prático)")
print("4 - Quinta-feira (Desafios e Erros)")
print("5 - Sexta-feira (Feedback e Fórum)")
print("6 - Sábado (Criar Projeto do Zero)")

opcao = input("Digite o numero correspondente (1 a 6): ").strip()

# Configuração de metas e níveis baseados no seu cronograma
if opcao == "1":
    dia = "Segunda-feira"
    nivel_bloom = "Memorizar e Compreender"
    meta_minutos = 30
    print(f"\n[{dia}] Foco: {nivel_bloom}")
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos de videoaula ou leitura ativa.")
elif opcao == "2":
    dia = "Terça-feira"
    nivel_bloom = "Compreender e Aplicar"
    meta_minutos = 45
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos reproduzindo os exemplos do professor.")
elif opcao == "3":
    dia = "Quarta-feira"
    nivel_bloom = "Aplicar (Mão na Massa)"
    meta_minutos = 60
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos criando scripts para sua própria rotina.")
elif opcao == "4":
    dia = "Quinta-feira"
    nivel_bloom = "Analisar (Debugging)"
    meta_minutos = 60
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos procurando erros e quebrando a cabeça no terminal.")
elif opcao == "5":
    dia = "Sexta-feira"
    nivel_bloom = "Avaliar"
    meta_minutos = 30
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos lendo e comentando no fórum da faculdade.")
elif opcao == "6":
    dia = "Sábado"
    nivel_bloom = "Criar (Autonomia Total)"
    meta_minutos = 90
    print(f"Meta: {meta_minutos} minutos desenvolvendo seu próprio projeto autoral.")
else:
    dia = "Desconhecido"
    meta_minutos = 0
    print("\nOpção inválida. Foque em descansar ou escolha um dia válido.")

# Se o dia for válido, o programa roda o validador de execução
if meta_minutos > 0:
    print("\n" + "="*45)
    minutos_estudados = float(input("Quantos minutos você já praticou/estudou desse foco hoje? "))

if minutos_estudados >= meta_minutos:
        print("\n[STATUS: CONCLUÍDO]")
        print("Meta batida com sucesso! Você subiu mais um degrau na sua autonomia de estudos.")
        print("Mantenha a constância e o foco. Orgulhe-se do seu esforço hoje!")
    else:
        restam = meta_minutos - minutos_estudados
        print("\n[STATUS: EM ANDAMENTO]")
        print(f"Você realizou {minutos_estudados:.0f} minutos. Ainda faltam {restam:.0f} minutos.")
        print("Código é repetição e paciência. Volte para o teclado e continue avançando!")

print("\n--- FIM DO PROGRAMA ---")

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas
solução!

Oi, Pamella, como vai?

Seu projeto ficou muito criativo e mostrou uma ótima integração entre organização de estudos, Taxonomia de Bloom e prática em programação. Você conseguiu transformar um conceito teórico em uma aplicação funcional, conectando aprendizado, acompanhamento de metas e desenvolvimento de lógica em Python.

O mais interessante foi que você não apenas descreveu sua rotina, mas criou um sistema interativo para acompanhar o progresso diário. Isso demonstra uma evolução importante na forma de pensar soluções práticas para problemas reais. A utilização de condicionais, variáveis e validação de metas deixou o exercício muito mais próximo de uma aplicação real.

Também gostei da ideia de incluir mensagens motivacionais conforme o progresso da meta. Isso aproxima o programa de uma experiência mais personalizada e pode ser expandido futuramente com porcentagem de evolução, armazenamento de histórico ou sistema de níveis.

Na sua visão, qual foi a parte mais desafiadora desse projeto: estruturar a lógica do código ou transformar a Taxonomia de Bloom em algo prático para o dia a dia?

Parabéns pela dedicação e pela criatividade na construção desse exercício. Você conseguiu unir teoria, autoconhecimento e programação de forma muito interessante. O fórum segue à disposição para acompanhar sua evolução e futuras versões do projeto.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

bom dia .. eu nao tenho a menor duvida em te responder com a certeza absoluta que pra mim a parte mais dificil ( quase impossível rsrsrs) é estruturar o codigo pra ele rodar. como estou iniciando e nao tenho experiência nenhuma eu tenho que aprender desde o inicio e isso tem sido bem complicado, cometo erros bobos ainda como espaco onde nao deveria ter , confundo dados , é bem cansativo ir pesquisando testando e errando, fazendo por partes , uso bastante o Gemini pra me ajudar, inicialmente pedi pra ele : Prompt: resuma e me explique todos os principais detalhes de python para que eu possa fazer meu proprio programa.
Tentei estudar e memorizar as respostas (posso postar os prints se preferir )
em Seguida abri o colab e fui tentando , na base de tentativa e erro , toda vez que estava errado, pedia pra IA me corrigir e explicar meu erro baseado no resultado que eu esperava. É cansativo, tem horas que de vontade de desistir.

Oi, Pamella.

Agradeço muito por compartilhar isso de forma tão sincera. Eu também passei e ainda passo por situações bastante parecidas. Minha área de estudo é frontend, mas atualmente estou me dedicando à ciência de dados, e posso te garantir que esses erros de espaçamento, confusão entre tipos de dados e aquela sensação de ir testando aos poucos acontecem com todo mundo que está construindo suas bases na programação.

Quando você menciona que comete erros bobos como espaçamento ou confunde dados, isso não é um problema, é parte natural do processo de aprender a programar. A sintaxe do Python é sensível a detalhes como indentação, e dominar isso exige prática repetida. A forma como você está lidando com isso, usando tentativa e erro, pedindo correções à IA e entendendo cada ajuste, é exatamente como a maioria das pessoas aprende no início.

Uma sugestão que pode facilitar esse processo é começar escrevendo pseudocódigo antes de programar, descrevendo em português o que cada parte do código deve fazer. Por exemplo, antes de escrever o bloco condicional que verifica a opção digitada, você poderia anotar "se a pessoa digitar 1, mostrar informações da segunda-feira". Isso organiza o raciocínio e diminui a chance de erros estruturais.

Outra estratégia útil é rodar o código por partes menores. Em vez de escrever todo o programa e depois testar, você pode começar testando só a parte que recebe a entrada do usuário, depois adicionar uma condição simples, rodar de novo, e ir expandindo gradualmente. Assim fica mais fácil identificar onde está o erro quando algo não funciona.

Sobre o cansaço e a vontade de desistir, sei exatamente como é essa sensação. Tem momentos em que parece que o código não vai rodar nunca, mas cada erro que você corrige agora está construindo sua capacidade de resolver problemas futuros de forma mais rápida. Aquele erro bobo de indentação que você cometeu hoje provavelmente não vai acontecer de novo daqui alguns meses, porque você já vai ter internalizado a lógica.

O fato de você ter conseguido criar um sistema funcional e tão bem conectado com a Taxonomia de Bloom, mesmo enfrentando essas dificuldades, mostra que você está no caminho certo. Continue usando as ferramentas que te ajudam, vá com calma e celebre cada pequeno avanço. Programar é isso mesmo, uma construção gradual e cheia de ajustes.

O fórum está à disposição sempre que você precisar de apoio ou quiser trocar ideias sobre os desafios do código.

Abraços :)