Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Cronograma de Estudos em IA - Ricardo Costa Val do Rosário Plano de Estudos em IA (parte III)

Cronograma de Estudos em IA - Ricardo Costa Val do Rosário Plano de Estudos em IA (parte III)

RESUMO NO FORMATO PDF

Cronograma de Estudos em Inteligência Artificial - Ricardo Costa Val do Rosário

Plano de Estudos em Inteligência Artificial

Nome: Ricardo Costa Val do Rosário

Curso: Formação em Inteligência Artificial com a Alura

Período: Março de 2025 a Março de 2026

**Objetivo: **

Como profissional médico, desejo aplicar a Inteligência Artificial na área médica e, futuramente, contribuir como educador na própria Alura ou em outras instituições, ensinando IA a médicos recém-formados ou em formação.

Mensagem de Apresentação para o Fórum Prezados colegas e equipe da Alura,

Compartilho com entusiasmo meu plano de estudos em Inteligência Artificial, elaborado com base na formação oferecida pela plataforma e adaptado à minha rotina como médico servidor público em Minas Gerais.

Este cronograma detalhado me permitirá avançar com constância, respeitando meus compromissos profissionais e acadêmicos, além de garantir um aprendizado sólido voltado à aplicação prática da IA na medicina.

Estou comprometido em utilizar os próximos meses não só para absorver conhecimento técnico, mas também para produzir conteúdos educacionais voltados a outros médicos interessados em IA, cumprindo meu maior objetivo de me tornar um educador na área.

Agradeço à equipe da Alura pela estrutura dos cursos e pela oportunidade de personalização que ferramentas como o ChatGPT proporcionam.

Cordialmente,

Ricardo Costa Val do Rosário

Planejamento Mensal (Marco 2025 - Marco 2026)

** Março** - Início leve + Deep Learning (Parte 1): Introdução ao TensorFlow/Keras e redes neurais simples

**Abril ** - Deep Learning (Parte 2): CNNs, RNNs, regularização e tuning

**Maio ** - Machine Learning Avançada (Parte 1): Classificação, regressão, ensembles

**Junho ** - Machine Learning Avançada (Parte 2): Validação cruzada, pipelines, interpretabilidade

Cronograma de Estudos em Inteligência Artificial - Ricardo Costa Val do Rosário

Julho - Machine Learning na Prática: Projetos, engenharia de atributos, deploy

Agosto - IA no RH com ChatGPT: Agentes, automações e aplicações médicas

Setembro - Revisão Geral: Consolidação, flashcards, simulados

Outubro - Projeto Educacional (Parte 1): Planejamento de conteúdo para ensino

Novembro - Projeto Educacional (Parte 2): Criação de aulas e testes práticos

Dezembro - Revisão da Obra e Integração: IA + Tecnovigilância, revisão final

** Jan/Fev** - Tempo Extra: Aprofundamento ou descanso estratégico

Rotina Semanal Recomendada

Segunda - 08h às 12h: Escrita da obra original

Terça - Tarde (livre): Vídeo-aula leve (1h)

Quarta - 09h às 12h: Estudo prático ou leitura

Quinta - 08h às 12h: Escrita da obra original

Sexta - 09h às 11h: Estudo prático ou revisão

Sábado - Integral: Plantão (descanso noturno)

Domingo - Tarde (opcional): Revisão ou projetos

Resumo Estratégico por Mês

** Março**: Ambientação com IA e Keras. Flashcards, projeto simples.

** Abril**: Redes convolucionais, regularização, aplicação médica.

Maio-Junho: Algoritmos clássicos, pipelines, métricas.

Julho: Projeto prático com dados sintéticos, deploy.

Agosto: Agentes com ChatGPT, fluxos automatizados em saúde.

Setembro: Revisão geral, autoexplicação, reforço.

Outubro-Novembro: Criação de conteúdo para ensinar médicos.

Dezembro-Fevereiro: Integração com obra, finalização e descanso

2 respostas

Ei, Ricardo!

Obrigada por compartilhar suas anotações! E que legal que deseja explorar a área educacional na Alura, com objetivo de ensinar IA aos seus futuros colegas de profissão. Isso é muito valioso!

Gostei bastante do seu cronograma de estudos! O que me chamou a atenção foi a estrutura por semana e mês, ficou ótimo!

Para nós, acompanhar o seu desenvolvimento é algo inspirador e de sentir orgulho! Desejamos que tenha muito sucesso nessa jornada e sempre que precisar de auxílio você pode compartilhar no fórum. Estaremos por aqui!

Sucesso e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!
solução!

Nathalia QueirozGostaria de expressar minha imensa satisfação em estar recebendo não apenas conhecimento técnico, mas também muito respeito e carinho de todos da Alura. Que surpresa tão agradável!Meu sincero agradecimento,Ricardo