Cronograma de Estudos em IA - Ricardo Costa Val do Rosário Plano de Estudos em IA (parte I)
Apresento a seguir a interação completa entre eu e o ChatGPT a fim de construirmos:
O Cronograma de Estudos em Inteligência Artificial - Ricardo Costa Val do Rosário
Plano de Estudos em Inteligência Artificial
Confesso minha satisfação em perceber como já estou conseguindo interagir com essa formidável ferramenta de IA - ChatGPT. Deixar de registrar aqui como estou satisfeito com a aquisição de conhecimento e habilidades conquistadas em tão curto espaço de tempo com vocês Alura não é algo que costumo fazer.
Diálogo com ChatGPT O PDF que você compartilhou é um plano de estudo voltado à formação em Inteligência Artificial com a Alura, elaborado por Ricardo Costa Val do Rosário. O objetivo declarado é capacitar-se para, futuramente, atuar como educador em IA voltada à medicina, ministrando cursos ou monitorias para médicos.
O plano tem início em 02 de março de 2025 e término previsto em 02 de março de 2026, e está estruturado em quatro formações principais:
Deep Learning com TensorFlow Keras
Machine Learning Avançada
Machine Learning na Prática: Fundamentos e Aplicações
Inteligência Artificial no RH: Criando Agentes com ChatGPT
Além dessas formações, há a menção de outros cursos já realizados na Alura, e uma proposta de usar o GPT ou Bing para aplicar estratégias de estudo com base na Taxonomia de Bloom, a fim de montar um cronograma de estudos personalizado. Se você quiser, posso te ajudar a montar esse cronograma com base na Taxonomia de Bloom ou sugerir estratégias de estudo para cada nível. Você gostaria disso?
Ricardo Costa Val do Rosario Eu resumi todos os cursos que concluí no período mencionado, junto com meu principal objetivo. Encontrei um Plano de Estudo que parece ideal para o que desejo, mas ele é bastante extenso. Apesar de ainda ter cerca de 10 meses para concluir o tempo de estudos, quero elaborar estratégias para seguir o Plano de forma consistente, aprendendo com qualidade e sem comprometer minha vida profissional.
**ChatGPT ** Ótimo, você já está bem encaminhado com objetivos claros e um plano robusto. Para te ajudar a estudar com constância e profundidade, sem sobrecarregar sua rotina profissional, podemos seguir estas etapas:
Diagnóstico da Carga de Estudo Vamos dividir o plano de estudos em blocos gerenciáveis: • 4 formações principais (Deep Learning, ML Avançada, ML Prática, IA no RH) • Cursos adicionais já realizados (podemos reaproveitar como revisão ou base para temas mais avançados)
Distribuição Temporal Você tem cerca de 10 meses. Podemos pensar em algo como: • 2,5 meses para cada formação principal (com folgas entre módulos e tempo para revisão/aplicação prática) • Reservar 1 mês final para revisão geral e projetos próprios (como aulas, conteúdos, etc.)
Adaptação à Taxonomia de Bloom Aplicamos estratégias conforme cada nível cognitivo:
Nível Objetivo Estratégia de Estudo
Lembrar Definir conceitos, termos Flashcards (ex: Anki), resumos
Compreender Explicar com suas palavras Parafrasear conteúdos, ensinar para alguém
Aplicar Usar ferramentas (ex: Keras, scikit-learn) Projetos práticos pequenos
Analisar Comparar abordagens, avaliar modelos Estudos de caso, revisão crítica de papers
Avaliar Justificar decisões de design Discussões em fóruns, feedback de código
Criar Produzir novos cursos, projetos Criar conteúdo, vídeos explicativos
Ritmo e Rotina Sugestão de rotina semanal leve e constante (adaptável): • 3 dias por semana x 1h30: vídeo + leitura + prática • 1 dia extra (opcional): revisão ou projeto pessoal • Aproveitar fins de semana alternados para maratonar ou desenvolver algo maior
Planejamento Mensal com Check-ins Criamos checkpoints mensais para medir o progresso e ajustar a rota, como: • Fim do mês 1: “Domino redes neurais simples com Keras?” • Fim do mês 4: “Consigo comparar modelos supervisionados com confiança?” Se quiser, posso montar um cronograma mensal detalhado com base nas quatro formações e incluir essas estratégias semanais e mensais. Você gostaria que eu começasse isso agora?
Ricardo Costa Val do Rosario Claro, gostaria de um cronograma mensal detalhado. Como médico servidor público em Minas Gerais, trabalho no IPSEMG às terças-feiras, das 13h às 19h, e fico de sobreaviso às quartas, das 19h às 07h. Na FHEMIG, trabalho às quartas e sextas-feiras, das 14h às 20h, e aos sábados, das 08h às 20h. Dedico cerca de 8 horas semanais, geralmente às segundas e quintas-feiras, das 08h ao meio-dia, à escrita de uma obra original de minha autoria intitulada "Serviço de Tecnovigilância do Hospital João XXIII (HJXXIII) / FHEMIG: Regulamentação, Propostas e Desafios", atualmente na fase de revisão final do capítulo 12 de um total de 19. Essas informações são importantes para o planejamento. Obrigado.