Cronograma de estudos sobre Design Thinking, usando a Taxonomia de Bloom
Semana 1 – Recordar
Objetivo: Conhecer os conceitos fundamentais do Design Thinking.
Atividades: Ler sobre origem, autores e etapas. Criar um glossário de termos-chave.
Meta final: Ser capaz de listar as fases e principais conceitos.
Semana 2 – Entender
Objetivo: Compreender a lógica e importância de cada etapa.
Atividades: Estudar como cada fase contribui. Fazer um mapa mental das etapas.
Meta final: Explicar com suas próprias palavras o método.
Semana 3 – Aplicar
Objetivo: Colocar os conceitos em prática em um contexto simples.
Atividades: Analisar exemplos reais. Aplicar Design Thinking em um problema cotidiano.
Meta final: Conduzir um mini-projeto piloto.
Semana 4 – Analisar
Objetivo: Desenvolver pensamento crítico sobre aplicações.
Atividades: Estudar casos de sucesso e fracasso. Comparar dois projetos de Design Thinking.
Meta final: Identificar padrões, barreiras e oportunidades.
Semana 5 – Avaliar
Objetivo: Avaliar a eficácia de processos e soluções criadas.
Atividades: Revisar o mini-projeto. Criar critérios de avaliação.
Meta final: Justificar melhorias em soluções propostas.
Semana 6 – Criar
Objetivo: Gerar soluções originais com Design Thinking.
Atividades: Estudar ferramentas avançadas (mapa de empatia, jornada do usuário). Conduzir um projeto completo de Design Thinking.
Meta final: Desenvolver uma solução original com protótipo.