Exploração da Taxonomia de Bloom
Os seis níveis da versão revisada da Taxonomia de Bloom:
Lembrar (Remember) — recordar fatos, termos, conceitos básicos.
Centro de Excelência em Ensino
+3
Colorado College
+3
Whatfix
+3
Compreender (Understand) — explicar ideias ou conceitos, interpretar, traduzir.
Centro de Sucesso Acadêmico
+2
Universidade de Waterloo
+2
Aplicar (Apply) — usar informação num cenário novo ou familiar, executar tarefas, solucionar.
Whatfix
+1
Analisar (Analyze) — diferenciar, relacionar partes, entender estrutura, causas e efeitos.
Dicas UARK
+1
Avaliar (Evaluate) — julgar, criticar, justificar decisões com base em critérios.
Top Hat
+1
Criar (Create) — gerar algo novo, combinar elementos para formar unidade original.
Whatfix
+1Identificação de Estratégias de Estudo para cada nível
Aqui vão estratégias de estudo específicas para cada nível, adaptadas ao aprendizado de japonês:
Lembrar: flashcards de vocabulário, lista de kanjis básicos, repetição espaçada (spaced-repetition), gravação de pronúncias, recitar frases simples.
Compreender: resumos de gramática, parafrasear frases em japonês com suas próprias palavras, explicar a diferença entre partículas (ex: は, が), fazer mapas conceituais de estruturas gramaticais.
Aplicar: usar vocabulário/kanji em frases novas, praticar diálogos, escrever pequenos textos ou e-mails em japonês, exercitar exercícios de livro ou app de japonês.
Analisar: comparar estruturas gramaticais (por que uma frase usa ている e outra た?), analisar erros que você cometeu, decompor frases complexas em partes (sujeito, objeto, verbo), estudar padrões de kanji (radicais, componentes).
Avaliar: rever suas produções em japonês e julgar qualidade, pedir feedback ou auto-avaliar: “esta frase está natural?”, “eu escolhi a partícula certa?”, “meu kanji está correto e legível?”, comparar diferentes traduções e justificar sua escolha.
Criar: compor um pequeno diálogo ou história em japonês usando vocabulário e estrutura que você aprendeu, desenhar seus próprios cartões de memória ou mapas mentais, desenvolver um mini-projeto (por exemplo: gravar vídeo apresentando-se em japonês, criar podcast curto, escrever carta para um amigo japonês fictício).Desenvolvimento do Cronograma de Estudos para aprender japonês
Vou sugerir um cronograma semanal (você pode repetir ou ajustar mensalmente). Considerando que você é estudante de administração e talvez tenha disciplinas/faculdade, vou supor 5 dias de estudo ativo (segunda a sexta) + revisão no fim de semana leve. O foco é equilibrado entre os níveis da Taxonomia. Vamos supor 1 h por dia (pode ajustar para mais ou menos).
Segunda-feira
Lembrar (15 min): flashcards de 20 vocábulos novos + 5 kanjis.
Compreender (30 min): estudar uma nova partícula ou estrutura gramatical (ex: partícula を vs が), escrever 5 frases exemplificando.
Aplicar (15 min): usar os 20 vocábulos + a nova estrutura para compor 3 frases completas em japonês.
Terça-feira
Lembrar (10 min): revisar os flashcards + kanjis anteriores.
Compreender (20 min): mapa mental da estrutura gramatical + explicação em português (“quando usar …”).
Aplicar (20 min): exercício de livro/app de japonês com a estrutura, + escrever pequeno diálogo (2 pessoas) que use a estrutura.
Analisar (10 min): pegar uma frase modelo (do livro/app) e “quebrar” em partes: sujeito, objeto, verbo, partículas — identificar erro comum ou variação.
Quarta-feira
Lembrar (10 min): flashcards de 20 vocábulos/kanjis novos.
Compreender (20 min): ler um mini-texto em japonês (nível básico) e resumir em português.
Aplicar (20 min): escrever 4 frases novas + praticar pronúncia (falando em voz alta).
Analisar (10 min): comparar duas frases semelhantes com partículas diferentes (ex: に vs で) e explicar a diferença.
Quinta-feira
Lembrar (10 min): revisar flashcards + kanjis.
Aplicar (30 min): praticar produção — escrever pequeno e-mail ou mensagem em japonês (ex: “Olá, meu nome é…, eu estudo administração…”).
Avaliar (20 min): rever sua mensagem, auto-correção: verificar vocábulos usados, partículas, kanji OK? Se puder, pedir feedback online (app de troca de língua) ou comparar com modelo.
Sexta-feira
Lembrar (10 min): flashcards + kanjis.
Compreender (15 min): revisar todas as estruturas da semana e verbalizar (“eu entendi que…”).
Analisar (15 min): identificar 2 erros que você cometeu na semana (em frases, pronúncia, kanji) e anotar porque ocorreu.
Criar (20 min): mini-projeto: gravar um vídeo de 1-2 min em japonês onde você se apresenta e fala sobre seu curso de administração, integrando vocábulos/kanjis/estruturas aprendidas.
Sábado (revisão leve)
Lembrar + Compreender (30 min): revisão de todo vocabulário + kanjis + estruturas da semana.
Criar (30 min): desenhar um mapa mental ou ficha visual (cartaz ou digital) com os elementos principais da semana — você está criando material de revisão próprio.
Domingo (descanso ou atividade flexível)