Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Olá, pessoal!

Estou estudando para migrar de carreira e surgiu uma dúvida sobre cronograma de estudos. Estudei HTML e CSS por meses, fiz todos os cursos sobre o tema aqui da Alura e pratiquei sozinho reproduzindo algumas páginas do figma, para fixar o que aprendi. Agora, passei para o JavaScript. Aí está a questão. Estou estudando JavaScript há quase um mês, ainda estou BEM no começo e sei que tenho muito chão pela frente. A questão é que nesse tempo, já sinto que estou esquecendo o que aprendi sobre HTML e CSS, já que estou focado no JavaScript.

Minha dúvida é: O ideal é continuar os estudos de JavaScript e PARALELAMENTE continuar a reproduzir páginas do figma com HTML e CSS pra não esquecer o que aprendi? OU o ideal é focar 100% no JavaScript e, quando necessário, fazer uma revisão de HTML e CSS?

Meu medo é ficar meses no JavaScript e quando chegar a hora de usar o HTML e CSS, ter esquecido tudo.

Pessoal que está mais avançado nos estudos, como fizeram? Professores, o que indicam?

Obrigado, gente!

1 resposta
solução!

Oi Juan, tudo bem?

Entendo suas preocupações e elogio seu empenho em aprender e dominar essas linguagens de programação. A verdade é que não existe um único caminho "certo" para todos, pois cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. Mas, posso dar algumas sugestões baseadas em experiências comuns.

Se você sente que está esquecendo HTML e CSS enquanto aprende JavaScript, pode ser uma boa ideia continuar praticando essas habilidades enquanto aprende a nova linguagem. Uma maneira de fazer isso é integrar JavaScript aos seus projetos de HTML e CSS. Por exemplo, você pode começar a adicionar interatividade às páginas que você cria, como botões que mudam de cor quando clicados ou elementos que mudam de posição na página. Isso não só ajudará a manter suas habilidades em HTML e CSS afiadas, mas também permitirá que você veja como JavaScript se encaixa no contexto mais amplo do desenvolvimento web.

Por outro lado, se você achar que isso está diluindo muito seu foco e tornando mais difícil o progresso em JavaScript, pode ser melhor se concentrar em JavaScript por enquanto e revisar HTML e CSS conforme necessário. Mas está tudo bem esquecer algumas coisas - é uma parte natural do processo de aprendizado. Quando você precisar dessas habilidades novamente, pode ser surpreendido ao descobrir o quanto ainda se lembra, e o que você esqueceu provavelmente voltará rapidamente com um pouco de prática.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.