7
respostas

Cronograma de desenvolvimento Front-End

Você utiliza um cronograma padrão para desenvolvimento Front-End?

Estou desenvolvendo um modelo padrão e quero discutir sobre a possibilidade de ter um padrão e não desenvolver conforme a requisição do cliente.

Você desenvolve o seu projeto por requisição ou no seu padrão?

Alura... Qual o conselho de cronograma de desenvolvimento Front-End?

7 respostas

Acho que isso é muito pessoal. Na minha equipe usamos o estilo do Analista Senior por ele ter mais experiência. Mas eu na posição/papel de Líder Técnico (mesmo sendo Analista Pleno) posso mudar algo que não goste. No fim o cliente não manja tanto pra poder opinar então vai mais de você mesmo. O cliente não precisa saber detalhes técnicos do front-end só quer ver a página bela, com funcionalidades legais e nenhum erro aparecendo.

Fala Otaviano, tudo bem?

Quando você diz cronograma, seria um planejamento de entregas? Para desenvolvimento de software no geral tem sido utilizado muito Scrum / Kanban. Existem cursos sobre essas metodologias aqui na Alura :)

Tem o PMBOK também. Tem curso dele na Alura.

Esses questões que quero debater, Cliente vs Processo... Scrum vs Kanban... Processo vs Mercado... Marketing vs Desenvolvedores...

Creio que compartilhar processos e todas as informações referentes aos desenvolvedor é uma forma saudável de manter os desenvolvedores unidos.

Voltando ao Tópico.... Hoje eu tenho o processo de criação baseado no cliente e quero mudar isso, quero deixar que o mercado fale muito mais, pois nem sempre o cliente entende realmente do seu mercado, com isso, o marketing é muito importante.

Tenho estudado o mercado do cliente para depois desenvolver o layout, isso me toma um tempo muito grande, pois só depois dessa etapa posso começar o desenvolvimento do produto requerido.

Quais são os produtos que desenvolve?

Eu fico mais nas Sites Institucionais e E-Commerce, tudo bem voltado ao MKT Digital Comercial, esse é muito o mercado aqui em São José dos Campos/SP e vc?

Faço de tudo um pouco em TI departamental (Shadow IT).