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CRÍTICA CONSTRUTIVA

Fala turma, tudo bem??

Uma sugestão que dou é em momentos como este da criação do cálculo da velocidadeYOponente, que o professor explique como chegou nessa lógica pra definir o valor da variável e não apenas sugerir este cálculo. Irá clarear bastante nossa mente e ajudará nos nossos estudos.

}
function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
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Olá Niedson, concordo com você amigo, seria interessante entender o racional por trás dessa conta que você mandou, por exemplo.

solução!

Olá, Niedson! Tudo certo?

Obrigada pelo retorno e sugestão para o curso. Em relação a sua questão, seu apontamento é muito importante para melhorarmos cada vez mais. Embora o curso seja uma introdução e a preocupação maior é trabalhar a parte de lógica de programação , fique certo que vamos avaliar e preparar um material adicional para complementar os conhecimentos.

Nesse ponto específico de movimentação da raquete, desenho e movimentação da bolinha, a lógica está relacionada ao funcionamento da biblioteca do p5.js. Os valores estão associados a localização dos desenhos/pixels no plano cartesiano do p5.js

Para você compreender melhor como funciona, vou deixar um link para o artigo sobre o plano cartesiano do p5.js aqui:

Espero que as informações tenham ajudado e fico à disposição!

Um abraço e bons estudos!

O curso é de lógica, fica difícil se não for explicado a lógica.