Estou tendo minha primeira experiência com a Alura, no curso "Arduino: Do zero ao jogo", e está sendo péssima.
Sem muita introdução ao projeto Arduino, seus modelos, sensores e possibilidades em geral, o curso inicia mostrando um jogo à ser replicado, sem esclarecer o seu funcionamento/lógica (deveria começar definindo a sequência de passos necessária, e o resultado desejado). Ainda, sem explicar a pinagem I/O, começa a montagem do esquema elétrico, e do nada é instalado um motor em um projeto de LEDs, que por motivos óbvios é retirado. O esquema segue, agora com 1 LED, e entra no código, sem explicar o corpo do algoritmo, o controle da pinagem, definição das variáveis necessárias, definição de variáveis desnecessárias (UM_SEGUNDO e MEIO_SEGUNDO recebendo constantes óbvias, 1000 e 500).
Nos vídeos e na parte escrita, gasta-se muito tempo em coisas simples e desnecessárias. Pra os casos em que os menos experientes possam ter dúvidas, deveria ter complementação escrita opcional, e não leitura e exercício obrigatórios.
O instrutor age como se estivesse em uma live descompromissada, cometendo muitos (muitos mesmo) erros propositais, que depois corrige, causando uma enorme confusão, totalmente desnecessária. Não há edição de vídeo, e os erros não propositais não são cortados. Tenho assistido vídeos em canais amadores do YouTube, como Electronoobs e DroneBot Workshop, que propiciam uma experiência muito mais fluida e funcional.
Eu estudei C++ há 15 anos, e apesar de não ter seguido na área e não lembrar exatamente da sintaxe, lembro perfeitamente a lógica, variáveis, funções... Tenho uma boa noção do que se pode conseguir com Arduino, mas preciso saber como começar. Infelizmente o curso não está sendo de muito proveito, e pra pessoas menos experientes, creio que menos ainda. Faltou revisão antes de disponibilizar o curso.
Sendo a introdução a parte mais importante no assunto Arduino, sugiro que o curso seja refeito, de forma bem diferente. Melhor organizado e de forma pedagógica, pensado pela ótica do aluno. Sei que o curso de C++ é pré-requisito para estar familiarizado com a sintaxe básica (e irei cursá-lo), mas acho que neste, a introdução deveria abordar a sintaxe específica do Arduino Acho que o curso não deveria começar com um exercício, mas com um apanhado geral sobre Arduino. Quando entrar em um exercício, começar sempre pelo desenvolvimento do conceito lógico, com um algoritmo em fluxograma, pra ter mais base pra entrar no desenvolvimento prático.
Espero que minha frustração não ofenda a ninguém, e que dela possam surgir melhorias. Vou seguir no curso, porque por mais que não tenha sido muito produtivo até aqui (Aula 3 Atividade 6), sempre há aprendizado. Gostaria de ser avisado caso o curso introdutório seja refeito, pra que eu possa cursá-lo. Abraços.