Sobre esse tópico, estou com o mesmo problema, mas não sei se crio no meu user ubunto ou windows. https://cursos.alura.com.br/forum/topico-vmmem-consumindo-muita-memoria-ram-210458
[wsl2] memory=2GB processors=2
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sobre esse tópico, estou com o mesmo problema, mas não sei se crio no meu user ubunto ou windows. https://cursos.alura.com.br/forum/topico-vmmem-consumindo-muita-memoria-ram-210458
[wsl2] memory=2GB processors=2
Olá, Camila!
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)
Entendo que você esteja com dúvidas sobre onde aplicar as configurações para o WSL2 em seu sistema.
As configurações que você mencionou são para limitar o uso de memória e processadores pelo WSL2. Essas configurações devem ser aplicadas no arquivo de configuração do WSL2 no seu sistema Windows, e não no Ubuntu.
Aqui estão os passos que você pode seguir:
Abra o Bloco de Notas como administrador. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no ícone do Bloco de Notas e selecionando "Executar como administrador".
No Bloco de Notas, clique em "Arquivo" e depois em "Abrir". Navegue até a pasta C:\Users<seu-nome-de-usuário>.wslconfig. Se o arquivo .wslconfig não existir, você pode criar um novo.
No arquivo .wslconfig, insira as configurações que você mencionou:
[wsl2]
memory=2GB
processors=2
Salve o arquivo e feche o Bloco de Notas.
Finalmente, você precisará reiniciar o WSL2 para que as novas configurações entrem em vigor. Você pode fazer isso abrindo o PowerShell como administrador e executando o comando wsl --shutdown.
Espero que isso resolva o seu problema! Lembre-se de que esses passos são para o Windows. No Ubuntu, o processo seria diferente.
Espero ter ajudado e bons estudos!