Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

3
respostas

Criatividade - pequenas mudanças na rotina

Eu recomendaria ao Júlio começar com pequenas mudanças na rotina, quebrando os padrões, observar coisas diferentes. Isso porque a criatividade não exige fazer algo extraordinário, mas costuma surgir ao nos permitir novas mudanças. Por exemplo, ele pode escolher um pequeno desafio por dia: fazer um caminho diferente para o trabalho, almoçar em outro lugar, conversar com alguém com quem normalmente não conversa, ouvir um tipo diferente de música, ler sobre um assunto fora da sua área ou tentar resolver uma tarefa habitual de outra maneira. Não esperar sentir-se criativo para mudar a rotina; mudar um pouco a rotina para criar condições para que a criatividade apareça.

3 respostas

Olá, Manuela, como vai?

Sua resposta captura bem a essência da provocação do David Allen, a criatividade não é um dom raro que algumas pessoas têm e outras não, mas sim algo que fica bloqueado por rotinas engessadas e repetitivas. A ideia de propor pequenos desafios diários para o Júlio é uma estratégia concreta e de fácil aplicação, o que torna a mudança mais viável do que pedir uma transformação radical de uma vez.

Gostei especialmente da inversão que você fez no final, não esperar se sentir criativo para agir, mas agir para criar as condições da criatividade aparecer. Isso conecta bem com a lógica de que a criatividade é resultado de um ambiente propício, e não uma característica fixa da pessoa. Pequenas rupturas no automatismo do dia a dia realmente abrem espaço para que a mente faça associações novas, que dificilmente surgiriam numa rotina totalmente previsível.

Você já tentou aplicar alguma dessas pequenas mudanças na sua própria rotina, e se sim, notou alguma diferença na sua disposição ou nas suas ideias?

O fórum está à disposição para você continuar compartilhando suas reflexões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada Mike.

Respondendo a sua pergunta: Você já tentou aplicar alguma dessas pequenas mudanças na sua própria rotina, e se sim, notou alguma diferença na sua disposição ou nas suas ideias? Sim, tento inovar todos os dias, as vezes dá certo, ás vezes não.... Mas deixar a rotina me engolir eu não deixo... tento levar tudo numa leveza para não pirar nesse mundo cada vez mais caótico. Uma coisa que faço sempre, é analisar o quão extraordinária é a natureza em si... no caminho dos eventos que levo meus filhos, vou comentando sobre a arquitetura, sobre uma árvore, tentando mostrar que em tudo há beleza.

Oi, Manuela.

Sua postura de buscar leveza no meio da rotina é um ótimo exemplo prático do que discutimos, criatividade não é sobre grandes rupturas, mas sobre um olhar atento ao cotidiano. O hábito de comentar sobre arquitetura e natureza com seus filhos no caminho é especialmente interessante, porque além de estimular sua própria criatividade, ajuda a desenvolver esse mesmo olhar nas crianças. Obrigado por compartilhar essa reflexão.