1
resposta

Criatividade

Tem como expandir a criatividade com o processo de DT? Se sim, como?

1 resposta

Oi Emily, tudo bem? A questão de expandir a criatividade é relativa. Dentro do processo de DT, há uma série de pequenos inputs que podem ajudar bastante.

Essa série de inputs estão nos momentos de divergência, onde a pessoa procura conversar com especialistas, verificar pesquisas, referências, etc.

No geral, muito do que se diz criativo, nada mais é que a combinação de vários inputs que foram obtidos em momentos diferentes com fontes diferentes.

No Design Sprint, há uma técnica chamada de How Might We Notes que tenta buscar respostas para perguntas encontradas dentro da etapa de entendimento do problema. Link: HMW Notes

Então, considerando um determinado contexto, poderíamos fazer a etapa de divergir, pesquisando nas mais variadas fontes para obter inputs diversos para consolidar posteriormente anotações no estilo WMW combinando vários desses inputs, encerrando com várias soluções.

Esse processo pode sim ser levado para o contexto de expansão da criatividade. Claro, é preciso prática e bastante imersão.

Faz sentido pra você?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software