Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Criar WebService específico para apps

Boa tarde galera.

Saberiam me dizer se tem algum curso aqui no Alura voltado à criação de webservices específicos para aplicativos android? Ou poderiam me indicar um bom tutorial? Quero saber do zero como/onde tenho que criar um banco de dados para minha webservice acessar (acho que é assim que funciona, né?) e alimentar meu app.

Desde já, agradeço a todos. :)

2 respostas
solução!

Olá Eduardo tudo bem?

Eu não conheço nenhum curso que vai explicar isso passo a passo. O que posso te ajudar é: o que você vai precisar para criar um app com web Service, vamos imaginar que seu projeto é uma lista de empresas.

Você vai precisar do Backend (WebService) e o app em si.

1º - Criar o web service, vc tem que ter em mente que nada mais é do que uma busca no banco de dados e conversão para JSON. Então primeiro você deve ter o Banco de dados. Um Mysql já basta.

2º - Escolha alguma linguagem de programação para fazer o webservice, eu já fiz com Java e PHP, e gosto muito de webservices com PHP são muito simples de fazer. Pensando assim pesquise como transformar resultados do banco de dados em json com php.

3º - Existe diversos vídeos no youtube que ensinam como você consumir webservice. Pesquise pela lib RETROFIT.

Espero que tenho ajudado, é legal lembra que se você dividir seu problema e ir pesquisando por partes, ira encontrar tudo.

Abraços, e boa sorte

Opa, valeu Igor, sua dica foi de grande ajuda.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software