Professor como eu consigo colocar uma variável nesse jogo com a frase, por exemplo: Na trave! Você está quase adivinhando. eu tentei aguns jeito mais não consegui
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor como eu consigo colocar uma variável nesse jogo com a frase, por exemplo: Na trave! Você está quase adivinhando. eu tentei aguns jeito mais não consegui
Uma das formas de implementar essa funcionalidade, é definir qual a diferença do valor secreto com o valor do chute, independente se for para mais ou para menos. Para fazer isso podemos fazer a subtração das duas variáveis, e comparar o valor absoluto do resultado com o número secreto. Utilizamos a função abs(), pois ela irá retornar sempre o valor absoluto da diferença, ou seja sempre o resultado será maior que zero, dessa forma definimos qual limite do valor que consideraremos próximo, por exemplo se a diferença entre os dois números for menor ou igual a 2.
print("*********************************")
print("Bem vindo ao jogo de Adivinhação!")
print("*********************************")
numero_secreto = 42
chute_str = input("Digite o seu número: ")
print("Você digitou " , chute_str)
chute = int(chute_str)
acertou = chute == numero_secreto
maior = chute > numero_secreto
menor = chute < numero_secreto
if(acertou):
print("Parabéns! Você acertou!")
elif(abs(chute - numero_secreto) <= 2): # <- utilizando a função built-in abs()
print("Na trave! Você está quase adivinhando")
else:
if(maior):
print("O seu chute foi maior do que o número secreto!")
elif(menor):
print("O seu chute foi menor do que o número secreto!")
print("Fim do jogo")Espero que tenha ajudado.
Ps.: Não sou o professor srsrsrsrsr. Aqui no fórum todos temos oportunidade de ajudarmos um aos outros.