2
respostas

Criar uma tela que seja acessada uma unica vez, após a instalação do apk no celular flutter

Boa noite, pessoal!

estou tentando fazer uma coisa interessante, se eu conseguir eu posto aqui, estou criando uma aplicação com flutter e quando essa aplicação for instalada, no seu primeiro acesso e até que o usuário confirme, a aplicação irá abrir uma tela para o usuário, com duas opções: 1-Comercio 2-Consumidor cada uma delas com um perfil visual diferente. após a confirmação do usuário, o aplicativo irá enviar essas configurações via urltoken e salvar um arquivo de cache local, no aparelho, somente com o tipo do perfil. se vocês tiverem alguma ideia, por favor me avisem.

Obrigado.

2 respostas

descorbrir uma forma de fazer, mas não sei se é a mais correta, seria assim que o aplicativo for acessado, o sistema irá procurar um arquivo de configuração para cache, caso o sistema não encontre e caso o sistema encontre o sub entende, que o usuário escolheu alguma opção e esse arquivo só vai ser gerado se o usuário escolher a opção.

Olá Everton, tudo bem com você?

Acredito que você está no caminho certo mesmo, o que eu penso para essa feature seria utilizar o Shared Preferences que é um armazenamento simples de chave / valor, que normalmente utilizam para gravar a preferência de tema, linguagem do aplicativo do usuário

Assim que o usuário fizesse a configuração inicial do aplicativo, você criaria uma chave, tipoPerfil com valor selecinado, e nas próximas inicializações, você apenas verificaria se existe a chave, caso sim você pega o conteúdo dela e segue aplicação para a tela normal específica, caso contrário, ai realmente precisa fazer a configuração :)

A única coisa que eu penso nessa questão de um cache local, é que o usuário pode estar limpando, e dessa maneira, talvez seja necessário fazer uma chamada http para confirmar que é a primeira configuração de fato, mas ai vai depender de como está desenhado a estrutura do aplicativo, as vezes pode não ter problema ele configurar novamente

Abraços e Bons Estudos!