Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Criar um novo cliente dentro da Conta

Em termos práticos, qual a diferença de eu criar um novo Cliente dentro da classe Conta, como no formato abaixo.

public class Conta { double saldoInicial = 0; double saldo; String agencia; String conta; Cliente titular = new Cliente();

Eu criei uma classe Cliente, e neste formato que eu fiz, o cpf e profissão não está finculado à Conta, mas sim ao titular da Conta, como:

conta1.titular.nome = "Erik Proença"; conta1.titular.CPF = "444222333-05"; conta1.titular.profissao = "Professor";

em termos práticos, qual seria a diferença de fazer desta forma, em questão de organização e limpeza do código para eu colocar direto no arquivo principal?

5 respostas

Vi que na aula o professor colocou de forma diferente.

Fiz parecido contigo, porém não inicializei o cliente na definição dos atributos e sim no construtor:

public abstract class Conta implements Comparable {

private double saldo;
private int agencia;
private int numero;
private Cliente titular;

public Conta(int agencia, int numero, String nome, String cpf, String profissao) {
    this.titular = new Cliente();
    this.saldo=0;
    this.agencia = agencia;
    this.numero = numero;
    this.titular.setCliente(nome, cpf, profissao);
}

Bem interessannte, e vc deixou todos os atributos como privado.

solução!

Fala, Erik!

O mais comum é que cada classe fique em um arquivo separado. Cada classe com sua responsabilidade.

A depender da tua regra de negócio, você pode ter um objeto do tipo Cliente dentro do objeto do tipo Conta. Em outra situação, você poderia ter um cliente com uma lista de contas.

Daí, os acessos serão feitos pelos métodos de acesso (get e set).

Ficaria tipo:

conta1.getTitular().getNome()

Então, respondendo diretamente tua pergunta: separamos tudo em classes para facilitar a compreensão, a divisão de responsabilidades, aumentar a facilidade de manutenção do código, melhorar a "limpeza" do código. Provavelmente, você não verá um código java com tudo no mesmo arquivo.

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida, só comentar. Abraço.

Sim, entendi sim. Valeu meu querido e muito obrigado.