Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Criar um loader enquanto o resolver está carregando

Prezados,

há alguns dias criei a dúvida Exibir componente de carregamento enquanto dados estão sendo processados, porém um moderador respondeu a pergunta mas não chegou a ver a replica que mandei... e ninguém mais respondeu, então estou abrindo uma nova questão, mais direta ao assunto do problema encontrado:

Conforme mostrado na aula, foi criado um resolver para trazer os dados das fotos. Porém, no caso de a requisição demorar para trazer os dados, eu gostaria de ter um componente que exiba um loader ou uma barra de progresso para que o usuário perceba que o processamento está sendo realizado. Procurei alguma forma de solucionar o problema, porém não consegui. Alguém pode me ajudar?

Segue um exemplo de código e o que fiz até o momento.

No meu resolver eu tenho o seguinte:

@Injectable({ providedIn: 'root' })
export class PhotoListResolver implements Resolve<Observable<IPhoto[]>> {
  constructor(private photoService: PhotoService) {}

resolve(route: ActivatedRouteSnapshot, state: RouterStateSnapshot) {
    const userName = route.params.userName;
    return this.photoService.listForUserPaginated(userName, 1);
  }
}

Esse método resolve retorna um Observable...

Criei um componente loader (com um service):

@Injectable({ providedIn: 'root' })
export class LoaderService {
  private subject = new Subject<any>();

public fetching(isFetching: boolean) {
    this.subject.next({ isFetching: isFetching });
  }

public isFetching(): Observable<any> {
    return this.subject.pipe(switchMap(({ isFetching }) => of({ isFetching })));
  }
}

Mas ainda não consegui juntar as duas coisas... não consegui fazer isFetching ser true antes do resolver processar e false após o processamento...

Não sei se consegui ser claro, mas subi o projeto no github também, em uma branch separada com a parte do loader (https://github.com/studiojms/angular-pics/tree/loader)

O código específico da parte do loader ficou isolado neste commit: https://github.com/studiojms/angular-pics/commit/6f670f2301cbf0b297681560da49a0e3fb910be3

Alguém já fez algo parecido? Alguém pode me ajudar?

1 resposta
solução!

Fala aí Jefferson, tudo bem? Bom, vamos lá.

Conforme eu te falei na outra dúvida, para esse tipo de necessidade você não pode estar utilizando os Resolver's, isso porque eles vai impedir de carregar a página enquanto o mesmo não for finalizado.

O primeiro passo será tirar o Resolver.

Segundo: Você precisa criar um componente, pode ser um ProgressBar e renderiza ele dentro do HTML principal (geralmente o app.component.html).

Feito isso, você precisa criar um service para seu ProgressBar, nele você precisa ter dois métodos:

• Um para mostrar o progress.
  • Outro para esconder o progress.

Basicamente nos seus serviços antes de chamar um .get, .put, .detete, etc... Você injeta esse serviço do ProgressBar e seta como true para mostrar o progresso.

Quando as requisições finalizarem, você seta como false para esconder.

É mais ou menos essa a ideia.

Espero ter ajudado.