3
respostas

Criar tabela com acesso seguro

Pessoal.. Estou criando um DW e tenho algumas tabelas que não podem ser visualizadas/acessadas por todos os usuários que tem acesso ao DW. Com faço com a segurança destas informações?

3 respostas

Oii Douglas, tudo bem?

Nesse caso, você está criando o DW em qual banco de dados? Você pode alterar nas permissões desses usuários quais tabelas eles podem acessar/visualizar.

Me avise qualquer coisa :)

Ei Maria, boa tarde! Tudo bem?

Primeiramente agradeço muito sua resposta e ajuda.

Estou criando o DW em SQL Server e utilizando o SSIS... Além da TI, alguns usuários/setores vão precisar acessar a base DW, porém eles não podem (obviamente) ter acesso a todas as tabelas, algumas possuem dados muito sensíveis.

Como eu faria para bloquear o acesso à determinadas tabelas? Cheguei a pensar em criar esquemas diferentes, mas eu tenho receio de prejudicar a manutenção...

Oi Douglas,

Criar esquemas diferentes, acredito que não seria uma boa opção. A melhor opção que vejo é restringir o acesso desses usuários nessas tabelas que não podem ver.

Você pode usar o comando DENY para negar o acesso a essas tabelas:

DENY SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE ON Tabela TO Usuario

Esse comando pode ser rodado no Management Studio, lembrando que se for mais de um usuário, terá que ser rodado um por um.

Espero ter ajudado :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software